“Muito embora grandes extensões da Europa e antigos e famosos Estados tenham caído ou possam cair nos punhos da Gestapo e de todo o odioso aparato do domínio nazista, nós não devemos enfraquecer ou fracassar. Iremos até ao fim. Lutaremos na França. Lutaremos nos mares e oceanos. Lutaremos com confiança crescente e força crescente no ar. Defenderemos nossa ilha, qualquer que seja o custo”.
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/ reportagem,13/10/ 2021.
O trecho do discurso de Winston Churchill, “Lutaremos na praia” (no original, We Shall Fight on the Beaches) foi transmitido por rádio durante a Batalha de Dunkirk que acontecia no norte da França, um momento de agonia para o povo inglês com o avanço da Alemanha nazista de Adolf Hitler.
Considerando o período durante a Batalha de Dunkirk, é correto afirmar:
A tática militar que ficou conhecida pelo seu êxito durante a Batalha de Dunkirk foi dedicada à Operação Dínamo, mais conhecida como o “Milagre de Dunkirk”, graças à estratégia da força aérea britânica nos ataques e no resgate das tropas.
A Batalha de Dunkirk ficou marcada pela participação dos países Aliados da Segunda Guerra Mundial, que buscaram combater a expansão territorial e ideológica do nazismo, que formaria o chamado Terceiro Reich a favor do expansionismo germânico.
Embora a Inglaterra tivesse êxito na retirada de milhares de homens, em grande parte das tropas inglesas e algumas tropas francesas, encurralados pelas tropas da Alemanha nazista, a Batalha de Dunkirk não é considerada uma vitória, pois uma guerra não se vence por evacuação.
A Batalha de Dunkirk ocorreu na primeira fase da Segunda Guerra Mundial como resultado do acordo de não agressão assinado por Chamberlain, representante da Inglaterra; Deladier, representante da França; e Hitler, representante da Alemanha.
A Batalha de Dunkirk ocorreu em um momento tenso da expansão alemã, tendo entre os principais motivos a assinatura da Carta do Atlântico, entre o presidente norte americano, Franklin D. Roosevelt, e o primeiro-ministro inglês, Winston Churchill.