Muitas são as discussões sobre a emissão de gases tóxicos na atmosfera e suas consequências ao meio ambiente e ao homem. A poluição atmosférica é causada principalmente pela queima de combustíveis fósseis que ocorre na produção de energia elétrica, circulação dos meios de transporte e atividade industrial. Monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e hidrocarbonetos (HC) são alguns dos poluentes mais emitidos.
No que se refere aos fenômenos decorrentes da emissão de poluentes no ar, considere as afirmativas, marque V para verdadeiro, F para falso, e assinale a opção com a sequência correta.
( ) Ao atingir um pH inferior a 5,6, a chuva passa a ser considerada como ácida e a ser tratada como um problema ambiental. No Brasil, esse fenômeno pode ser verificado com maior intensidade no eixo Rio-São Paulo.
( ) As atividades humanas aceleraram o processo de evolução do buraco na camada de ozônio nos últimos anos a níveis alarmantes. Estudos recentes revelaram que, atualmente, ele está 9% maior do que no ano 2000.
( ) Nos grandes centros urbanos, nota-se o fenômeno das ilhas de calor. No caso da cidade de São Paulo, as temperaturas na região sul da cidade são bem mais baixas que nas demais regiões, devido à maior presença de vegetação.
( ) A inversão térmica é um fenômeno que ocorre principalmente nas manhãs de primavera e verão, devido à penetração das massas de ar quente em regiões de clima subtropical, gerando a alteração na sequência das camadas de ar.
V – F – F – F
V – V – F – V
F – F – F – V
F – V – F – V
V – F – V – F