ENEM 2022 segunda aplicação

    Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras modificam-se recebendo novos conteúdos. A força de tais brincadeiras explica-se pelo poder da expressão oral. Como manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.

 

Dentre os jogos e as brincadeiras expressos na cultura popular, que se perpetuam e se transformam pela tradição oral, podemos reconhecer o(a)

a

jogo popular do pião e do bilboquê.

b

jogo popular do queimado e o voleibol.

c

brincadeira da amarelinha e a esgrima.

d

brincadeira de esconde-esconde e o balé.

e

jogo popular do taco e a ginástica artística.

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Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise da Questão:

A questão apresenta um texto sobre a importância dos jogos e brincadeiras tradicionais na cultura popular, destacando sua transmissão pela oralidade, sua função na perpetuação da cultura infantil e no desenvolvimento social. O enunciado pede para identificar, entre as opções, exemplos de jogos e brincadeiras que se encaixam nessa descrição.

Passo a Passo da Solução:

  1. Compreensão do Texto Base: O texto de Kishimoto enfatiza que brincadeiras tradicionais são manifestações da cultura popular, transmitidas pela "expressão oral" (tradição oral), que perpetuam a cultura infantil e promovem a socialização. Algumas se mantêm, outras se modificam.

  2. Análise do Enunciado: Busca-se por exemplos de "jogos e brincadeiras expressos na cultura popular, que se perpetuam e se transformam pela tradição oral". Isso significa que devemos procurar por atividades lúdicas que são tipicamente aprendidas informalmente, passadas de geração em geração pela fala e pela prática comunitária, e não por meio de regras formais escritas, treinamento estruturado ou instituições específicas (como federações esportivas ou escolas de dança).

  3. Avaliação das Alternativas:

    • Alternativa A (jogo popular do pião e do bilboquê): O pião e o bilboquê são brinquedos/jogos extremamente tradicionais e populares. Suas regras e formas de brincar são geralmente aprendidas informalmente, por observação e transmissão oral entre crianças, amigos e familiares. Ambos se encaixam perfeitamente na descrição do texto.

    • Alternativa B (jogo popular do queimado e o voleibol): O queimado (ou queimada) é uma brincadeira popular, transmitida oralmente. No entanto, o voleibol é um esporte formal, com regras oficiais internacionais, ensinado em escolas e clubes, e praticado em competições organizadas. Não se encaixa na descrição de perpetuação pela tradição oral da cultura popular da mesma forma que o queimado.

    • Alternativa C (brincadeira da amarelinha e a esgrima): A amarelinha é uma clássica brincadeira infantil popular, transmitida oralmente. A esgrima, por outro lado, é um esporte olímpico, com regras complexas, equipamentos específicos e treinamento formalizado. Não é uma expressão da cultura popular transmitida oralmente.

    • Alternativa D (brincadeira de esconde-esconde e o balé): O esconde-esconde é uma brincadeira universalmente popular, aprendida informalmente. O balé é uma forma de dança clássica, uma arte performática com técnica rigorosa, aprendida em escolas de dança e conservatórios, muito distante da ideia de brincadeira popular transmitida oralmente.

    • Alternativa E (jogo popular do taco e a ginástica artística): O jogo de taco (ou bete-ombro) é um jogo de rua popular em muitas regiões do Brasil, com regras variáveis aprendidas na prática e oralmente. A ginástica artística é um esporte olímpico altamente técnico e formalizado, que exige treinamento especializado e não se encaixa na descrição.

  4. Conclusão: A única alternativa em que ambos os elementos (pião e bilboquê) são exemplos claros de jogos/brinquedos populares transmitidos pela tradição oral, conforme descrito no texto, é a alternativa A.

Resposta Final:

A alternativa correta é a A, pois tanto o pião quanto o bilboquê são exemplos de jogos/brinquedos tradicionais, inseridos na cultura popular e cujas formas de jogar são predominantemente transmitidas pela oralidade.

Dicas

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Releia a definição de brincadeira tradicional no texto, focando em "cultura popular" e "expressão oral".
Pense em como você aprendeu (ou como se aprende geralmente) a praticar cada uma das atividades listadas nas opções.
Procure a alternativa em que *ambas* as atividades se encaixam na descrição do texto, sendo populares e aprendidas informalmente/oralmente.

Erros Comuns

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Considerar apenas o primeiro item de cada alternativa (queimado, amarelinha, esconde-esconde, taco), que geralmente é um jogo popular, e ignorar o segundo item.
Não diferenciar claramente entre jogos/brincadeiras populares (transmitidos oralmente, regras flexíveis, informais) e esportes/atividades formalizadas (regras oficiais, treinamento estruturado, instituições).
Interpretar mal o conceito de "tradição oral", não o aplicando como principal critério de distinção.
Achar que por um esporte ser "popular" (no sentido de conhecido ou praticado por muitos), ele se encaixa na definição de "cultura popular" e "tradição oral" do texto.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Cultura Popular: Conjunto de manifestações culturais (crenças, costumes, artes, tradições, jogos, etc.) criadas e consumidas pelas camadas populares de uma sociedade, geralmente transmitidas de forma informal e oral.
  • Tradição Oral: Processo de transmissão de conhecimentos, histórias, costumes, canções e práticas culturais de uma geração para outra através da fala, da observação e da imitação, sem o uso predominante da escrita.
  • Jogos e Brincadeiras Tradicionais: Atividades lúdicas (jogos, brinquedos, brincadeiras) que fazem parte da cultura popular, passadas através das gerações, muitas vezes por tradição oral, e que desempenham papéis sociais e culturais. Exemplos incluem amarelinha, pião, cantigas de roda, esconde-esconde, etc. Diferem de esportes formalizados, que possuem regras oficiais, instituições reguladoras e treinamento estruturado.
54%
Taxa de acerto
Habilidade

Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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