Muitas brincadeiras preservam sua estrutura inicial, outras modificam-se recebendo novos conteúdos. A força de tais brincadeiras explica-se pelo poder da expressão oral. Como manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver formas de convivência social e permitir o prazer de brincar.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1999.
Dentre os jogos e as brincadeiras expressos na cultura popular, que se perpetuam e se transformam pela tradição oral, podemos reconhecer o(a)
jogo popular do pião e do bilboquê.
jogo popular do queimado e o voleibol.
brincadeira da amarelinha e a esgrima.
brincadeira de esconde-esconde e o balé.
jogo popular do taco e a ginástica artística.
Análise da Questão:
A questão apresenta um texto sobre a importância dos jogos e brincadeiras tradicionais na cultura popular, destacando sua transmissão pela oralidade, sua função na perpetuação da cultura infantil e no desenvolvimento social. O enunciado pede para identificar, entre as opções, exemplos de jogos e brincadeiras que se encaixam nessa descrição.
Passo a Passo da Solução:
Compreensão do Texto Base: O texto de Kishimoto enfatiza que brincadeiras tradicionais são manifestações da cultura popular, transmitidas pela "expressão oral" (tradição oral), que perpetuam a cultura infantil e promovem a socialização. Algumas se mantêm, outras se modificam.
Análise do Enunciado: Busca-se por exemplos de "jogos e brincadeiras expressos na cultura popular, que se perpetuam e se transformam pela tradição oral". Isso significa que devemos procurar por atividades lúdicas que são tipicamente aprendidas informalmente, passadas de geração em geração pela fala e pela prática comunitária, e não por meio de regras formais escritas, treinamento estruturado ou instituições específicas (como federações esportivas ou escolas de dança).
Avaliação das Alternativas:
Alternativa A (jogo popular do pião e do bilboquê): O pião e o bilboquê são brinquedos/jogos extremamente tradicionais e populares. Suas regras e formas de brincar são geralmente aprendidas informalmente, por observação e transmissão oral entre crianças, amigos e familiares. Ambos se encaixam perfeitamente na descrição do texto.
Alternativa B (jogo popular do queimado e o voleibol): O queimado (ou queimada) é uma brincadeira popular, transmitida oralmente. No entanto, o voleibol é um esporte formal, com regras oficiais internacionais, ensinado em escolas e clubes, e praticado em competições organizadas. Não se encaixa na descrição de perpetuação pela tradição oral da cultura popular da mesma forma que o queimado.
Alternativa C (brincadeira da amarelinha e a esgrima): A amarelinha é uma clássica brincadeira infantil popular, transmitida oralmente. A esgrima, por outro lado, é um esporte olímpico, com regras complexas, equipamentos específicos e treinamento formalizado. Não é uma expressão da cultura popular transmitida oralmente.
Alternativa D (brincadeira de esconde-esconde e o balé): O esconde-esconde é uma brincadeira universalmente popular, aprendida informalmente. O balé é uma forma de dança clássica, uma arte performática com técnica rigorosa, aprendida em escolas de dança e conservatórios, muito distante da ideia de brincadeira popular transmitida oralmente.
Alternativa E (jogo popular do taco e a ginástica artística): O jogo de taco (ou bete-ombro) é um jogo de rua popular em muitas regiões do Brasil, com regras variáveis aprendidas na prática e oralmente. A ginástica artística é um esporte olímpico altamente técnico e formalizado, que exige treinamento especializado e não se encaixa na descrição.
Conclusão: A única alternativa em que ambos os elementos (pião e bilboquê) são exemplos claros de jogos/brinquedos populares transmitidos pela tradição oral, conforme descrito no texto, é a alternativa A.
Resposta Final:
A alternativa correta é a A, pois tanto o pião quanto o bilboquê são exemplos de jogos/brinquedos tradicionais, inseridos na cultura popular e cujas formas de jogar são predominantemente transmitidas pela oralidade.
Revisão de Conceitos:
Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.