Motivo
Eu canto porque o instante existe
E a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
Sou poeta.
Irmão das coisas fugidias.
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
No vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
– não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
– mais nada.
(MEIRELES, Cecília. Antologia Poética. 3ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Do autor, 1963.)
Nel mezzo del camim...
Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E alma de sonhos povoada eu tinha...
E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.
Hoje segues de novo... Na partida
Nem o pranto os teus olhos umedece,
Nem te comove a dor da despedida.
E eu, solitário, volto a face, e tremo,
Vendo o teu vulto que desaparece
Na extrema curva do caminho extremo.
(BILAC, Olavo. In: Moises, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. São Paulo: Cultrix, 2006.)
Cecília Meireles apresenta, na segunda fase do Modernismo, uma poética intimista, com contornos reflexivos. Comparando o texto “Motivo” de Cecília Meireles, e “Nel mezzo del camim...” do parnasiano Olavo Bilac, pode-se afirmar quanto ao gênero literário que
classificam-se de igual forma de acordo com a mesma temática apresentada.
classificam-se de forma diferente tendo em vista os elementos estruturais que os compõem.
classificam-se de forma diferente; sendo o 1º, de aspecto subjetivo, e o 2º de aspecto metalinguístico.
classificam-se de igual forma, pois tratam de uma revelação subjetiva, de uma exposição dos sentimentos.