Mosteiro da Batalha. Batalha, Portugal.
O Mosteiro da Batalha, em Portugal, é uma construção arquitetônica medieval.
Entre as características da Igreja Católica, no período dos séculos XI-XV, é correto afirmar que se trata de uma instituição
estática, dominando toda a sociedade, por meio das ordens mendicantes, como por exemplo, os dominicanos, com S. Domingos em destaque na parte educacional e ideológica, ditando os comportamentos dos laicos.
diligente, predominando o pensamento papal, como por exemplo, Alexandre IV, que defendia o direito dos burgueses a enriquecer por meio da usura (o lucro), afirmando que Cristo propalava bens materiais.
dinâmica, procurando dar respostas às demandas urbanas, como por exemplo S. Francisco, que propunha uma nova religiosidade, baseada no cristianismo das origens e na preocupação com os mais humildes.
diversificada, unindo clero regular e secular no propósito de dominação dos nobres, com participação fundamental dos leigos que exerciam cargos na Igreja, devido a interesses políticos e econômicos.
eficiente, integrando religiosos que se tornaram heréticos, os quais incentivavam a rebelião dos camponeses contra o clero, como o caso de Thomas Munzer, na Alemanha.