Mizukami (1986) destaca que o fenômeno educativo é concebido de diversas formas, estando presentes tanto a dimensão humana como a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural. Cada teoria / proposta ou abordagem do processo de ensino-aprendizagem prioriza um ou outro aspecto desse fenômeno.
Com base nas ideias da autora, sobre as abordagens do processo de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta.
A abordagem cognitivista concebe a educação como um produto – não há ênfase ao processo, tendo os modelos a serem alcançados já estabelecidos.
Para a abordagem tradicional, o professor planeja e desenvolve o processo de ensino-aprendizagem, de modo a maximizar o desempenho do aluno, havendo a individualização do ensino.
Na abordagem humanista, cabe ao professor propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes as soluções, ser conhecedor do conteúdo de sua disciplina, bem como da estrutura desta, para que possa apresentar situações desequilibradoras aos alunos.
Na abordagem sociocultural, a educação não é restrita às situações formais de ensino-aprendizagem, incumbindo-se de um caráter mais amplo; considera o sujeito como centro da regulação da aprendizagem e considera a ciência como um produto histórico.