Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical.
TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).
A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:
A estrela d'alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)
Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran)
No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo)
Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)
Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
A questão pede para identificar qual trecho de letra representa o gênero musical que emergiu no Brasil a partir da década de 70, após o Tropicalismo, incorporando a cultura de massa e adequando-se à realidade brasileira, conforme descrito no texto de José Ramos Tinhorão.
1. Análise do Texto-Base: O texto afirma que o Tropicalismo, mesmo interrompido, foi uma vanguarda e que, a partir dos anos 70, surgiu uma "nova era musical". Essa nova era, diferente do projeto inicial tropicalista de "produto de exportação", caracterizou-se pela incorporação da cultura de massa (influências internacionais, especialmente do pop/rock, e maior diálogo com os meios de comunicação e indústria do lazer) e pela adaptação à realidade brasileira.
2. Análise das Alternativas: Precisamos encontrar a opção que corresponda a essa descrição temporal (pós-Tropicalismo, anos 70 em diante) e estilística (incorporação da cultura de massa).
3. Conclusão: A obra que melhor representa a nova era musical dos anos 70, incorporando a cultura de massa (rock/pop) e adaptada à realidade brasileira pós-Tropicalismo, é "Ovelha Negra" de Rita Lee.
Tropicalismo: Movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960, que mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais, como a pop art, o concretismo e influências do rock psicodélico. Na música, destacaram-se Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e Os Mutantes.
Cultura de Massa: Refere-se a produtos culturais (música, cinema, etc.) produzidos em larga escala e distribuídos por meios de comunicação de massa (rádio, TV, indústria fonográfica), visando atingir um público amplo. Frequentemente associada a influências internacionais, como o pop e o rock anglo-americano.
MPB (Pós-Tropicalismo / Anos 70): Após a efervescência tropicalista, a Música Popular Brasileira dos anos 70 diversificou-se. Uma vertente importante absorveu influências do rock e do pop internacionais (cultura de massa), integrando-as a ritmos e temas brasileiros, muitas vezes com letras que refletiam o contexto social e político da época ou questões comportamentais. Artistas como Rita Lee, Raul Seixas, Secos & Molhados, e a consolidação de nomes como Chico Buarque, Milton Nascimento, entre outros, marcaram esse período.
Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.