Mesmo com o avanço das tecnologias que permitem troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico: o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo e ao menor custo possível. Sabendo quando e qual o melhor modal a ser utilizado para o transporte, uma empresa pode diminuir os custos de distribuição, os gastos com produtos avariados e tornar a logística reversa mais eficiente.
Sobre os diferentes modais de transporte, assinale a afirmação correta.
O aeroviário permite criar rotas mais flexíveis, sendo aconselhável para o transporte a curta distância de produtos com alto valor agregado ou de produtos perecíveis.
O dutoviário apresenta agilidade e flexibilidade para longas distâncias, sendo a melhor opção quanto aos fatores tempo de entrega e segurança, apesar das limitações quanto ao volume de carga.
O ferroviário utiliza rotas inflexíveis, sendo adequado para longas distâncias e com destino fixo, apresentando baixo custo e alta capacidade para o transporte de commodities.
O rodoviário é capaz de transportar grandes quantidades de produtos de baixo valor agregado e em todos os estados (líquido, sólido e gasoso), a grandes distâncias e a baixo custo.
O aquaviário viabiliza o transporte de produtos com alto valor agregado, porque apresenta elevado nível de segurança, transportabilidade constante e baixo custo operacional.