“Meme” é um gênero textual recentemente observado nas redes sociais. Podemos dizer que é algo (uma ideia, uma informação, uma piada, uma frase), geralmente composto de linguagem verbal e não verbal, que se repete no tempo e no espaço virtuais.
Sobre o exemplo a seguir, retirado do site http://geradormemes.com/meme/8e94bp (acesso em 20 de maio de 2017), podemos afirmar que é correta a seguinte declaração:
Expressa uma verdade politicamente correta e tem intenção de esclarecer os mais jovens sobre um assunto de grande relevância social.
Tem finalidade apenas de relembrar um personagem preconceituoso replicado apenas com o propósito de homenagem midiática ao intérprete do personagem.
Ironiza as pessoas que escrevem com correção gramatical no ambiente virtual, já que este espaço é considerado isento das obrigações que regem a norma culta.
Trata pessoas que desconhecem as regras da gramática normativa da língua portuguesa com preconceito social, mas comete desvios gramaticais em sua própria linguagem interna.
Trata-se de uma piada inocente, sem viés crítico, marcada pela falta de nexo, típica da linguagem multiplicada nas redes pelas novas gerações.