UFRGS Língua Portuguesa 2018

  ........ me perguntam: quantas palavras  

uma pessoa sabe? Essa é uma pergunta  

importante, principalmente para quem ensina  

línguas estrangeiras. Seria muito útil para  

[5] quem planeja um curso de francês ou japonês  

ter uma estimativa de quantas palavras um  

nativo conhece; e quantas os alunos precisam  

aprender para usar a língua com certa  

facilidade. Essas informações seriam preciosas  

[10] para quem está preparando um manual que  

inclua, entre outras coisas, um planejamento  

cuidadoso da introdução gradual de vocabulário. 

  À parte isso, a pergunta tem seu  

interesse próprio. Uma língua não é apenas  

[15] composta de palavras: ela inclui também regras  

gramaticais e um mundo de outros elementos  

que também precisam ser dominados. Mas as  

palavras são particularmente numerosas, e é  

notável como qualquer pessoa, instruída ou  

[20] não, ........ acesso a esse acervo imenso de  

informação com facilidade e rapidez. Assim,  

perguntar quantas palavras uma pessoa sabe  

é parte do problema geral de o que é que  

uma pessoa tem em sua mente e que ........  

[25] permite usar a língua, falando e entendendo.  

  Antes de mais nada, porém, o que é uma  

palavra? Ora, alguém vai dizer, “todo mundo  

sabe o que é uma palavra”. Mas não é bem  

assim. Considere a palavra olho. É muito claro  

[30] que isso aí é uma palavra – mas será que 

olhos é a mesma palavra (só que no plural)?  

Ou será outra palavra?  

  Bom, há razões para responder das duas  

maneiras: é a mesma palavra, porque significa a  

[35] mesma coisa (mas com a ideia de plural); e é  

outra palavra, porque se pronuncia diferentemente 

(olhos tem um “s” final que olho não tem, além  

da diferença de timbre das vogais tônicas).  

Entretanto, a razão principal por que julgamos  

[40] que olho e olhos sejam a mesma palavra é  

que a relação entre elas é extremamente  

regular; ou seja, vale não apenas para esse  

par, mas para milhares de outros pares de  

elementos da língua: olho/olhos, orelha/orelhas,  

[45] gato/gatos, etc. E, semanticamente, a relação  

é a mesma em todos os pares: a forma sem  

“s” denota um objeto só, a forma com “s”  

denota mais de um objeto. Daí se tira uma  

consequência importante: não é preciso aprender 

[50] e guardar permanentemente na memória  

cada caso individual; aprendemos uma regra  

geral (“faz-se o plural acrescentando um “s” ao  

singular”), e estamos prontos.  

Adaptado de: PERINI, Mário A. Semântica lexical. ReVEL, v. 11, n. 20, 2013.

 

O autor fala da diferença de timbre das vogais tônicas (l. 38) entre olho (em sua forma singular) e olhos (em sua forma plural). Assinale a alternativa que apresenta uma palavra cuja flexão de número acarrete essa mesma diferença de timbre vocálico mencionado pelo autor.

a

Caroço – caroços 

b

Cachorro – cachorros 

c

Acordo – acordos

d

Estojo – estojos

e

Rosto – rostos

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Resposta
A
Tempo médio
17 min
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