"Max Planck estava fazendo relatos a Hitler concernentes às demissões antissemitas de professores e teve de ouvir uma resposta de 45 minutos, da qual retornou para casa completamente arrasado. Era como a fofoca de uma velha camponesa acerca da matemática – no nível de uma pessoa semianalfabeta com ideias fixas, como nada que o famoso cientista jamais ouvira em sua vida. Dois mundos entraram em contato em razão dessa ascensão estúpida e demagógica desse indivíduo ao poder: o conhecimento, a grande erudição, o pensamento rigoroso ouve a insolência de expectorações professorais, e se curva, afastando-se".
MANN, Thomas. Sofrendo pela Alemanha. Apud VOEGELIN, Eric. Hitler e os alemães. São Paulo: É Realizações Editora, 2008, p. 162-163.
No texto apresentado está exemplificada uma das principais características dos regimes totalitários do século XX, que pode ser descrita conforme se evidencia em qual das alternativas a seguir?
A apropriação do Estado e de suas instituições por parte dos indivíduos que ocupam postos políticos visando à realização de seus interesses particulares.
A valorização da lógica, das ciências exatas e da natureza, em detrimento das ciências humanas e sociais.
A ignorância, em geral, dos líderes em todo e qualquer contexto e regime totalitário, com consequente desprezo pela ciência e pela cultura.
A sobrevalorização dos indivíduos – que passam a ser considerados mais importantes que as estruturas sociais, as instituições e a coletividade – em relação ao Estado.
A pretensão de controle absoluto e domínio completo da vida política, cultural e administrativa da sociedade.