IFRR Superior 2016/1

Maurits Cornelis Escher, artista gráfico holandês (1898-1972), ficou famoso entre os matemáticos pela riqueza de detalhes geométricos presentes em suas xilogravuras. Formas geométricas simples, como um quadrado, deram lugar a padrões geométricos diferentes. Um professor, inspirado nas obras de Escher, resolve revestir o tampo de sua mesa de estudo com um padrão geométrico (figura A) construído a partir de um quadrado de tamanho de 20 centímetros (figura B).

 

Figura A

Figura B

Considerando que o tampo da mesa de estudo possui área retangular de 1,6m de comprimento e 1,25m de largura.

 

Quantos pássaros formarão o mosaico do tampo da mesa do professor?

a

20 pássaros.

b

30 pássaros.

c

40 pássaros. 

d

50 pássaros. 

e

60 pássaros.

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Resposta
D

Resolução

1. Convertendo as dimensões do tampo para a mesma unidade utilizada no ladrilho (centímetro):

  • Comprimento: 1,6 m = 160 cm
  • Largura: 1,25 m = 125 cm

2. Calculando a área do tampo:

\[A_{\text{tampo}} = 160\,\text{cm} \times 125\,\text{cm} = 20\,000\,\text{cm}^2\]

3. Cada pássaro nasce de um quadrado de lado 20 cm, portanto sua área é a mesma do quadrado (as partes são apenas recortadas e recolocadas):

\[A_{\text{pássaro}} = 20\,\text{cm} \times 20\,\text{cm} = 400\,\text{cm}^2\]

4. Número de pássaros necessários para revestir o tampo (dividindo as áreas):

\[N = \dfrac{A_{\text{tampo}}}{A_{\text{pássaro}}} = \dfrac{20\,000}{400} = 50\]

Logo, o tampo será revestido por 50 pássaros.

Dicas

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Converta todas as medidas para centímetros antes de começar.
Encontre a área do tampo em cm².
Cada pássaro tem área igual à de um quadrado de 20 cm de lado.

Erros Comuns

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Misturar metros com centímetros sem converter.
Dividir apenas uma das dimensões por 20 cm em vez de trabalhar com a área.
Usar 25 cm como lado do quadrado (confundindo com a largura de 1,25 m).
Revisão
  • Tesselagem: cobertura de uma superfície sem sobreposição nem lacunas.
  • Conservação de área: recortes e encaixes feitos nas bordas de um polígono mantêm sua área total.
  • Conversão de unidades: é fundamental trabalhar tudo na mesma unidade (m ↔︎ cm).
  • Divisão de áreas: para descobrir quantas peças cobrem uma superfície, divide-se a área total pela área de cada peça.
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