Matriz Energética é o conjunto de todos os tipos de energia que um país produz e consome. Cada país possui uma matriz energética adequada aos recursos naturais disponíveis em seu território para a produção da demanda exigida pelos setores econômicos e as necessidades gerais da população. O nosso país possui uma Matriz Energética bem variada, devido às inúmeras fontes disponíveis em nosso país, porém não muito eficiente se comparada com a de países desenvolvidos.
Considerando o exposto, assinale a afirmativa INCORRETA a respeito da produção de energia no Brasil:
A Bacia Amazônica abriga um grande potencial energético. A usina de Tucuruí, a segunda maior do Brasil e a quarta maior do mundo, é uma realização do projeto do Governo Geisel que previa a utilização dos rios da região para resolver os problemas energéticos do país.
A usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo, localizada no rio Paraná, foi construída a partir da política industrial do Governo Geisel, tendo sido a Eletrobrás (Brasil) e a Administración Nacional de Eletricidad del Paraguai as responsáveis pelo planejamento e supervisão das obras da usina.
Após os "choques" do petróleo em 1973 e 1979, a Petrobrás ampliou a pesquisa e a prospecção. O resultado desse esforço foi a descoberta de bacias petrolíferas na plataforma continental.
O programa Nuclear Brasileiro tem alcançando resultados positivos na geração de energia nuclear. As usinas de Angra I, II e III estão em operação, gerando 19% da energia consumida no Brasil.
Devido à presença do carvão, a Região Sul concentra uma porcentagem significativa da capacidade geradora de termeletricidade do país. As usinas termelétricas da Região Sul respondem por mais de 15% da eletricidade gerada na região.