Matriz de transporte é a distribuição dos meios de circulação para transportar mercadorias e pessoas em determinado momento em uma área geográfica. Ela inclui mensurar os volumes e tipos de cargas e de passageiros, a intensidade e os meios utilizados e os destinos de partida e chegada. O transporte de carga é um dos problemas básicos da economia.
(POR TERRA... 2011. p. 159).
A partir da leitura do texto e dos conhecimentos sobre a circulação no espaço, a delimitação da geografia dos transportes e seu papel social, é correto afirmar:
O Sudeste, por contar com as maiores redes ferroviárias e rodoviárias, e os mais movimentados portos e aeroportos do país, não enfrenta problemas de mobilidade nem de infraestrutura.
Operando em alguns trechos das fronteiras agrícolas do Mato Grosso, a Ferrovia Norte do Brasil (Ferronorte) e a hidrovia Paraná-Tietê participam no escoamento de cargas dessa região para os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).
O gasoduto Brasil-Bolívia transporta gás natural da Bolívia até São Paulo, enquanto os alcooldutos construídos pela Petrobras interligam as regiões produtoras aos portos de São Sebastião e Tubarão, no litoral paulista.
O Brasil, apesar de possuir uma das mais extensas áreas navegáveis do mundo e das vantagens que as hidrovias oferecem em termos de custos, pouco explora a imensa rede de rios de planícies do Centro-Sul do país.
O sistema rodoviário brasileiro oferece muitas rotas alternativas, semelhantes ao europeu, para aqueles que não podem pagar o pedágio.