Martin Luther King Jr. proferiu, na década de 1960, um dos mais conhecidos discursos da história que imortalizou a frase: "eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele".
Fonte: https://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 01 out. 2018.
Tomando como base seus estudos e conhecimentos sobre Martin Luther King e o movimento pelos direitos civis norte-americanos, assinale a alternativa correta:
Martin Luther King Jr. atuou a favor dos direitos civis nos Estados Unidos, principalmente contra a segregação racial. Foi muito importante para aprovação da Lei dos Direitos Civis (1964) e Lei dos Direitos de Voto (1965).
Pastor norte-americano, Martin Luther King Jr. lutou contra a perseguição religiosa sofrida pelos negros nos cultos cristãos ou afro-americanos. Seu campo de militância concentrou-se na questão religiosa e racial.
O movimento legislativo e social dos direitos civis para os afro-americanos findou com a morte de Martin Luther King Jr., uma vez que as questões reivindicadas pelo grupo (fim do racismo, direitos civis) foram amplamente atendidas e resolvidas na sociedade norte-americana desde aquele período (década de 1960).
O partido liderado por Martin Luther King Jr., o Black Panthers Part, seguia a orientação marxista, na qual unia a luta racial com a questão de classes sociais nos Estados Unidos.
Forte opositor ao regime do apartheid (regime segregador de negros em vigor no Estados Unidos), Martin Luther King Jr. foi preso por mais de 27 anos em regime fechado.