“Martim Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar da ilha da Madeira e instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente, no ano de 1533. Inaugura-se, assim, a base econômica da colonização portuguesa no Brasil” (VICENTINO, C. e DORIGO, G. História Geral e do Brasil. Vol. 2. São Paulo: Scipione, 2014). No entanto, um elemento fundamental seria necessário para imediatamente dinamizar essa “base econômica” que se espalhou, sobretudo, pelo litoral da Bahia e de Pernambuco.
Assinale a alternativa correta:
A força de trabalho, a qual foi satisfeita já nos primeiros tempos pela mão de obra africana escrava, obtida por meio do tráfico negreiro.
A força de trabalho, a qual foi satisfeita nos primeiros tempos pela mão de obra indígena cativada por meio de intensos e belicosos apresamentos.
O capital mercantil da burguesia holandesa que sempre financiou a produção de açúcar e a distribuição nos centros de consumo da Europa ocidental.
O monopólio, sistema de exclusividade que os senhores de engenho obtinham da Coroa portuguesa para proceder ao plantio da cana-deaçúcar no Brasil.
A sesmaria, sistema de distribuição de terras pela Coroa portuguesa aos senhores de engenho para o extrativismo da cana-de-açúcar nos latifúndios coloniais.