Marte tem água salgada
. Daqui a pouco, alguém propõe fechar a praia.
2015
Descobrem água salgada em Marte.
2020
Sondas enviadas ao planeta vermelho confirmam que a água é tóxica, capaz de causar danos à saúde – como a água do rio Tietê, em São Paulo.
2036
Durante a primeira expedição exploratória, astronautas resolvem entrar na água salgada marciana – com traje espacial e tudo. Nesse momento, ocorre a primeira selfie de praia interplanetária.
2099
Dentro das redomas construídas para instalar a colônia humana, cientistas conseguem limpar a água salgada tóxica e transformar a área em que ela se encontra em uma grande praia. Enquanto isso, na Terra, o Tietê continua impróprio para a vida.
2115
Jovens moradores da área nobre da colônia marciana formam grupos de justiceiros que passam a atacar os filhos de trabalhadores pobres que vão à praia. A acusação é de que eles fazem arrastões para roubar oxigênio das redomas. Como resposta, o poder público local passa a impedir que filhos de trabalhadores pobres da periferia cheguem à praia. Dizem que isso tem o objetivo de atuar no roubo de ar de forma preventiva. Apenas os que possuem dinheiro são autorizados pelas forças policiais a seguir viagem nos transportes. O mesmo controle não é feito com as famílias dos administradores, cientistas e, é claro, turistas com alto poder aquisitivo. Historiadores alertam que foi esse tipo de política segregacionista que levou a antiga cidade do Rio de Janeiro parao buraco nas Revoltas Populares de 2019, resolvida com a vinda do Grande Meteoro Redentor, em agosto daquele ano.
(www.blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br. Adaptado.)
É possível inferir uma opinião do autor a respeito dos avanços científicos:
a evolução da ciência deve se preocupar em expandir os horizontes da humanidade, sejam os horizontes físicos ou os do conhecimento.
as descobertas e invenções da ciência vão, pouco a pouco, resolvendo os problemas sociais e ambientais do planeta.
os progressos científicos já alcançados produzirão avanços ainda maiores e mais importantes nos próximos anos.
o progresso científico é resultado do inesgotável embate do homem com a natureza.
uma parcela da população apropria-se dos progressos da ciência a fim de perpetuar os privilégios de que dispõe.