Marque a alternativa que trata corretamente do principal objetivo da sociologia brasileira, na geração de 1930:
Baseada nos estudos de Nina Rodrigues e Euclides da Cunha, a geração de 1930 criticou as teses de degeneração da população brasileira por conta da miscigenação e exaltou a convivência harmoniosa entre as raças como principal característica da identidade brasileira.
Florestan Fernandes e Gilberto Freyre são considerados os principais expoentes da geração de 1930 da sociologia brasileira, conferindo-a o estatuto de ciência, ao analisarem as raízes históricas e políticas da democracia racial.
Sérgio Buarque de Hollanda e Darcy Ribeiro são importantes nomes da produção sociológica no Brasil, na década de 1930, que tinha como principal objetivo refletir cientificamente sobre o processo de miscigenação durante o período colonial e da formação da identidade nacional.
A geração de 1930, representada por Celso Furtado e Caio Prado Júnior, analisou a realidade brasileira do início do século XX, a partir dos referenciais teóricos importados da sociologia francesa e da estadunidense, que condenavam as desigualdades raciais e a dependência econômica do país aos dos países desenvolvidos.
Tendo nomes como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda, é com a geração de 1930 que os estudos sociológicos produzidos no Brasil ganham o status de ciência. Tinha como principal objetivo compreender as origens históricas, políticas e sociais do país e a identidade nacional, por meio dos conceitos de democracia racial e homem cordial.