Mar Morto, romance de Jorge Amado, está inserido didaticamente entre as obras que compõem o chamado ciclo regionalista do Modernismo brasileiro. Assinale a alternativa que justifique CORRETAMENTE tal inserção.
As marcações políticas do autor, integrante do Partido Comunista, deixam evidente o projeto revolucionário inscrito por trás da história de amor vivida por Guma e Lívia.
A intenção do romance é trazer ao público leitor aspectos da vida dos habitantes de Salvador, na Bahia, e as grandes discrepâncias existentes entre os moradores da favela e os habitantes da cidade.
O livro traz, para a cena literária, características de um segmento social baiano, representado pela vida no cais, em que sobressaem aspectos religiosos, culturais e antropológicos, reveladores de uma região pouco conhecida na literatura brasileira.
A pobreza dos habitantes do cais é o argumento por meio do qual o autor critica, de maneira fria e cruel, a sociedade brasileira e o descaso do poder público para com a população baiana.