MALÁRIA É CONFIRMADA EM 116 CASOS NA REGIÃO NOROESTE DO ES
Espírito Santo já registra 116 casos confirmados de malária, até a manhã deste sábado (11). Em Vila Pavão, onde um laboratório foi montado para monitorar a doença, já foram registrados 95 casos. E em Barra de São Francisco, 25. Além dos registros confirmados, uma pessoa morreu por causa da doença.
Fonte (adaptada): https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2018/08/11/malaria-e-confirmada-em116-casos-na-regiao-noroeste-do-es.ghtml (Reportagem 11/08/2018).
Considerando a doença abordada no texto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes à Malária:
I. Os parasitas que causam a malária são obrigatoriamente intracelulares.
II. Formas infectantes do parasita, conhecidas como esporozoítos, abandonam as glândulas salivares do inseto do gênero Culex fêmea e invadem o organismo humano.
III. No homem, os esporozoítos invadem os glóbulos vermelhos e consomem a hemoglobina, sendo chamados de trofozoítos. Por um processo de reprodução sexuada, os trofozoítos originam os merozoítos.
IV. Nas hemácias, certos merozoítos se transformam em gametócitos, formando gametas no organismo humano.
V. Uma das ações para prevenir que o protozoário chegue na região metropolitana de Vitória é o diagnóstico dos indivíduos na região do surto: em Vila Pavão e em Barra de São Francisco.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
F – F – V – V - V.
V – V – F – F – V.
V – F – F – F – V.
V – V – V – V – V.
F – F – F – F – V.