"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, pra que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes (...) Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."
(Carta-Testamento de Getúlio Vargas)
Em relação ao período de governo de Getúlio Vargas, é CORRETO afirmar que:
Em 1950, Vargas foi eleito presidente da república, pela primeira vez pelo voto direto. Esse período na presidência foi marcado por um discurso fortemente nacionalista, pelos constantes apelos aos trabalhadores e pelos embates com uma oposição, como o próprio Vargas, nem sempre democrática.
Vargas fazia parte do chamado grupo internacionalista-conservador e defendia , portanto, a aliança com o capital multinacional para o desenvolvimento da Nação, combinado com a ausência de intervencionismo estatal.
Na Era Vargas, graças à infraestrutura criada pelo Estado, o Brasil atraiu a indústria automobilística, química, de cigarros, entre outras, promovendo os chamados "50 anos em 5".
No período de governo de Vargas ocorreu a instalação do neoliberalismo no Brasil, limitando o papel do Estado e incrementando um processo de privatizações.