Mais de um terço da comida produzida no mundo perde-se no caminho entre o produtor e o mercado, ou em casa. Empresas e governos podem mudar essa situação, com melhorias nos sistemas de distribuição e oferta dos alimentos. Em casa, o consumidor pode ajudar planejando as refeições, comprando só o necessário e armazenando tudo corretamente. Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro.
Revista Quatro Rodas, maio 2013.
O texto aborda a necessidade de se promoverem, coletivamente, mudanças de hábitos relacionados ao consumo de alimentos.
Uma estratégia para estimular a adesão a essa ideia consiste em
fazer referência a ações governamentais, em andamento, de combate ao desperdício de alimentos.
quantificar o desperdício ocorrido no campo como superior a um terço da produção mundial de alimentos.
utilizar a expressão figurada “perde-se no caminho” como referência ao desperdício de alimentos.
apontar uma vantagem financeira para o consumidor engajar-se em práticas de combate ao desperdício de alimentos.
recomendar medidas de distribuição mais eficazes com vistas à diminuição do desperdício de alimentos.
Análise Detalhada da Questão
O objetivo da questão é identificar qual estratégia argumentativa o texto utiliza para estimular o leitor a aderir à ideia de reduzir o desperdício de alimentos.
Passo 1: Leitura e Compreensão do Texto
O texto informa que mais de um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada. Aponta que o desperdício ocorre na cadeia de distribuição e também em casa. Sugere ações para empresas, governos e consumidores. Para os consumidores, recomenda planejar refeições, comprar o necessário e armazenar corretamente. Crucialmente, o texto finaliza com a frase: "Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro."
Passo 2: Compreensão do Enunciado
O enunciado pede para identificar uma "estratégia para estimular a adesão a essa ideia" (a ideia de combater o desperdício). Ou seja, busca-se o recurso utilizado no texto para convencer o leitor, especialmente o consumidor, a adotar as práticas sugeridas.
Passo 3: Análise das Alternativas
Passo 4: Conclusão
A estratégia mais evidente utilizada no texto para convencer o leitor (consumidor) a adotar as práticas contra o desperdício é o apelo ao seu próprio interesse financeiro, conforme expresso na última frase. Portanto, a alternativa D descreve corretamente essa estratégia.
A alternativa correta é a D.
Revisão de Conceitos
Para resolver esta questão, é importante entender:
Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.