ENEM 2020 segunda aplicação

    Mais de um terço da comida produzida no mundo perde-se no caminho entre o produtor e o mercado, ou em casa. Empresas e governos podem mudar essa situação, com melhorias nos sistemas de distribuição e oferta dos alimentos. Em casa, o consumidor pode ajudar planejando as refeições, comprando só o necessário e armazenando tudo corretamente. Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro.

Revista Quatro Rodas, maio 2013.

 

O texto aborda a necessidade de se promoverem, coletivamente, mudanças de hábitos relacionados ao consumo de alimentos.

 

Uma estratégia para estimular a adesão a essa ideia consiste em

a

fazer referência a ações governamentais, em andamento, de combate ao desperdício de alimentos.

b

quantificar o desperdício ocorrido no campo como superior a um terço da produção mundial de alimentos.

c

utilizar a expressão figurada “perde-se no caminho” como referência ao desperdício de alimentos.

d

apontar uma vantagem financeira para o consumidor engajar-se em práticas de combate ao desperdício de alimentos.

e

recomendar medidas de distribuição mais eficazes com vistas à diminuição do desperdício de alimentos.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão

O objetivo da questão é identificar qual estratégia argumentativa o texto utiliza para estimular o leitor a aderir à ideia de reduzir o desperdício de alimentos.

Passo 1: Leitura e Compreensão do Texto

O texto informa que mais de um terço da comida produzida no mundo é desperdiçada. Aponta que o desperdício ocorre na cadeia de distribuição e também em casa. Sugere ações para empresas, governos e consumidores. Para os consumidores, recomenda planejar refeições, comprar o necessário e armazenar corretamente. Crucialmente, o texto finaliza com a frase: "Ao evitar o desperdício, você ainda economiza dinheiro."

Passo 2: Compreensão do Enunciado

O enunciado pede para identificar uma "estratégia para estimular a adesão a essa ideia" (a ideia de combater o desperdício). Ou seja, busca-se o recurso utilizado no texto para convencer o leitor, especialmente o consumidor, a adotar as práticas sugeridas.

Passo 3: Análise das Alternativas

  • Alternativa A: O texto menciona que governos "podem mudar essa situação", mas não faz referência a ações específicas em andamento como forma de estímulo.
  • Alternativa B: O texto quantifica o desperdício em "Mais de um terço", não "superior a um terço" (que seria o mesmo, mas a forma como está escrito na alternativa B pode induzir a erro de precisão). Além disso, o desperdício mencionado não ocorre apenas "no campo", mas "no caminho entre o produtor e o mercado, ou em casa".
  • Alternativa C: A expressão "perde-se no caminho" é usada, mas ela descreve o problema. A estratégia principal para *estimular* a adesão do consumidor é outra.
  • Alternativa D: O texto explicitamente aponta uma vantagem financeira: "você ainda economiza dinheiro". Apelar para o benefício financeiro pessoal é uma estratégia clara para estimular a adesão do consumidor.
  • Alternativa E: O texto sugere melhorias na distribuição como ação para empresas e governos, não como a principal estratégia para estimular a adesão *do leitor/consumidor* abordado diretamente no final do texto.

Passo 4: Conclusão

A estratégia mais evidente utilizada no texto para convencer o leitor (consumidor) a adotar as práticas contra o desperdício é o apelo ao seu próprio interesse financeiro, conforme expresso na última frase. Portanto, a alternativa D descreve corretamente essa estratégia.

A alternativa correta é a D.

Dicas

expand_more
Qual é a última frase do texto e que benefício ela menciona?
O que o texto oferece diretamente ao leitor (consumidor) como motivo para evitar o desperdício?
A questão pede a estratégia de *estímulo*. Qual das opções representa um incentivo claro para o leitor mudar seu comportamento?

Erros Comuns

expand_more
Confundir a descrição do problema ou a sugestão de soluções gerais com a estratégia específica usada para persuadir o leitor/consumidor.
Não dar a devida importância à frase final do texto, que contém o apelo direto ao consumidor.
Interpretar mal a quantificação ou a localização do desperdício mencionadas na alternativa B.
Achar que a menção a governos (Alternativa A) ou à distribuição (Alternativa E) é a principal forma de estímulo, sem perceber que o foco persuasivo final é no benefício individual do consumidor.
Revisão

Revisão de Conceitos

Para resolver esta questão, é importante entender:

  • Interpretação de Texto: A capacidade de ler um texto, compreender sua ideia central, identificar informações específicas e entender a intenção do autor.
  • Estratégias Argumentativas: São os recursos que um autor utiliza para convencer o leitor sobre um ponto de vista ou a adotar um determinado comportamento. Exemplos incluem: apresentar dados estatísticos, usar argumentos de autoridade, apelar para a emoção, apontar benefícios lógicos ou práticos (como economia financeira), usar exemplos, etc.
  • Identificação do Público-Alvo: Perceber a quem o texto se dirige predominantemente (neste caso, o consumidor final, especialmente na conclusão) ajuda a identificar as estratégias mais relevantes para aquele público.
48%
Taxa de acerto
5.4
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar