Logística pode ser definida como a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. Trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Com o mundo globalizado, torna-se cada vez mais necessário que as organizações se planejem de forma estratégica, a fim de se manterem competitivas. Para tanto, as organizações devem
garantir a satisfação de todas as pessoas ligadas ao trabalho de logística, independentemente da especialidade. Os funcionários devem ter conhecimento básico da importância que a sua tarefa tem para o bom desempenho do processo no contexto geral.
buscar maiores lucros e conquistar novos mercados que garantam a sua sobrevivência em um mundo globalizado, usando a logística para garantir a qualidade na aquisição de matérias primas e o atendimento das necessidades do consumidor.
enfrentar o desafio de garantir a qualidade necessária aos serviços e produtos, voltando todos os esforços para atender o nível de exigência dos consumidores, de forma a manter a fatia de mercado conquistada.
tratar a logística com a rigidez que lhe é devida, gerenciando-a como um conjunto de componentes capaz de trabalhar de forma coordenada e autônoma, desde a aquisição de materiais até a entrega.