UnB 2022

Livre dos piuns das doenças amolantes,
Com dinheiro sobrando, organizava
As poucas viagens que desejo... Iria
Viajar todo esse Mato Grosso grosso,
[5] Danado guardador da indiada feia,
E o Paraná verdinho... Ara, si acaso
Tivesse imaginado no que dava
A Isidora, não vê que ficaria
Na expectativa pança em que fiquei!
[10] Revoltoso banzando em viagens tontas,
Ao menos o meu sul conheceria,
Pampas forraginosos do Rio Grande
E praias ondejantes do Iguaçu...
Tarde, com os cobres feitos com teu ouro,
[15] Paguei subir pelo Amazonas... Mundos
Desbarrancando, chãos desbarrancados,
Aonde no quiriri do mato brabo
A terra em formação devora os homens...
Este refrão dos meus sentidos... Nada
[20] Matutarei mais sem medida, ôh tarde,
Do que essa pátria tão despatriada!

 

Vibro! Vibro. Mas constatar sossega
A gente. Pronto, sosseguei. O forde
Recomeça tosando a rodovia.
[25] “Nosso ranchinho assim tava bom”... Sonho...
Já sabe: desejando sempre... Um sítio,
Colonizado, sem necessidade

De japoneses nem de estefanóderis...
Que desse umas quatorze mil arrobas...
[30] Já me bastava. Gordas invernadas
Pra novecentos caracus bem…
Tarde, 

Mário de Andrade. Louvação da Tarde. Apud Antonio Candido. O discurso e a cidade. Apêndice 2. São Paulo: Duas Cidades, 1993. p. 311-312.

 

    No poema Louvação da Tarde, Mário de Andrade reformula a tradição inglesa do lirismo reflexivo ao mesmo tempo em que marca a incorporação das recentes conquistas de liberdade formal. Essa forma segura, menos combativa e pitoresca faz parte de uma síntese crítica na qual o poeta contempla alguns dos valores da tradição e reorganiza sua poética em função da expressividade interior.

A partir do trecho apresentado de Louvação da Tarde, assinale a opção correta.

a

Tratando de viagens pelas diversas regiões e vegetações brasileiras como meros desejos, o eu lírico se opõe à estética romântica da cor local, caracterizada por se basear apenas em sentimentos da nacionalidade, inspirados em estudos etnográficos, como se pode notar na poesia romântica de Álvares de Azevedo.

b

Em Louvação da Tarde, já se antecipam alguns elementos presentes em Macunaíma. Exemplo disso é o diálogo irônico e aflito com a tradição romântica na qual o indígena ou o homem regional seria o brasileiro ancestral, sendo, portanto, mitificado como parte da terra em favor da formação nacional, conforme expresso nos versos 14 a 21.

c

A ironia modernista de Mário de Andrade se evidencia na expressão “indiada feia” (v.5) e acaba quando o eu lírico opta pelo que não é mero desejo, mas realidade construída, sem utopias nem desejos: “‘Nosso ranchinho assim tava bom’...” (v.25).

d

No poema, o eu lírico conduz sua reflexão por imagens que expressam alternâncias entre desejos e realidade, mas na maioria das vezes o pendão cai para o registro jornalístico da realidade; por isso a obra de Mario de Andrade se caracteriza como pré-modernista.

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Resposta
B
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