Linus Carl Pauling, nascido no dia 28 de fevereiro de 1901, em Portland, nos Estados Unidos, foi um dos mais importantes químicos e recebeu dois Prêmios Nobel. Estudou a vitamina C. Em 1929, foi nomeado Pro-fessor Associado e, um ano depois, Professor. Em 1930, retorna para a Europa, estuda os elétrons e constrói junto com um aluno um aparelho de difração eletrônica para estudar a estrutura das moléculas. Recebeu, em 1931, o Prêmio Langmuir por ter realizado o trabalho científico mais significativo realizado por um cientista com menos de 30 anos. Em 1932, mostrou a ideia de eletronegatividade e a escala de Pauling. Um de seus trabalhos mais importantes é sobre hibridização e a tetravalência do carbono.
Disponível em: .
Analisando o texto, o qual conta um pouco sobre Linus Pauling, assinale a alternativa CORRETA.
A distribuição eletrônica de Linus Pauling ocorre em ordem decrescente de níveis energéticos.
A distribuição eletrônica para o íon Fe+3 possui subnível mais energético 3d3.
Caso em um laboratório faltasse o sódio para fazer um experimento, o rubídio poderia substituí-lo, pois ambos possuem propriedades químicas semelhantes.
Analisando-se os raios iônicos do íon Na+ e do íon Mg2+, temos que o raio iônico do íon sódio (Na+) é inferior ao raio iônico do íon magnésio (Mg2+ ).
Os elementos sódio, cálcio e ferro são bons condutores de eletricidade, porém maus condutores de calor no estado sólido.