“Liberalismo e democracia estavam assim dissociados no primeiro instante em que se procede à organização do país independente. Por maiores que fossem as divergências dos políticos do Primeiro Reinado, concordavam eles, entretanto, quanto à necessidade de manter a estrutura de produção e o trabalho escravo. A ideia de emancipação gradual dos escravos que alguns políticos europeizados, tais como José Bonifácio defendiam, não encontraria acolhida na época.”
COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Grijalbo, 1977, p 116. (Adaptado)
Com base no excerto, é correto afirmar que o Primeiro Reinado
resolveu o problema da mão de obra incentivando a vinda de imigrantes para o Brasil, que havia sido prejudicado pela abolição da escravidão.
manteve a ordem socioeconômica e as estruturas predominantemente coloniais como o escravismo.
adotou uma política diferenciada, implantando a República, enquanto as jovens nações latino-americanas continuaram com o regime monárquico.
optou economicamente pelo liberalismo econômico e politicamente por um regime democrático, que atendia às reivindicações das minorias sociais.
resolveu o problema da propriedade pela Lei das Terras, que estendia a todos os brasileiros o direito à propriedade privada.