IFPE 2018

Levantamentos confirmam a prevalecência de brancos em ambientes das elites econômicas no Brasil. Em pesquisa apresentada pelo Instituto Ethos foi mostrado que negros ocupam apenas 4,7% dos cargos executivos e 6,3% dos postos de gerência nas 500 maiores empresas do Brasil. No caso de mulheres negras, a presença é ainda mais rara. Os números são, respectivamente, 0,4% e 1,6%.

RYDLEWSKI, Carlos. Novas faces da negritude. Revista Valor Econômico, publicada em 11 de maio de 2018. Dispnível em: http://www.valor.com.br/cultura/5517555/novas-faces-da-negritude. Acesso em 11 maio 2018 (adaptado).

Com o título de Novas Faces da Negritude, o jornalista Carlos Rydlewski fez uma reflexão sobre a situação do negro no Brasil, em comemoração aos 130 anos da abolição da escravatura em nosso país, e destacou a pequena participação do negro em cargos executivos de grandes empresas. No mesmo artigo, o autor trata a questão do negro e o espaço dedicado a esse grupo racial em nossa sociedade. Mesmo constatando um avanço obtido por políticas afirmativas, como as cotas raciais que oportunizaram a entrada de negros em universidades federais da ordem de 132% entre os anos de 2012 e 2015, o abismo ainda é grande se comparado aos demais grupos étnicos. Em relação à atual situação do negro em nosso país e considerando as informações do TEXTO, conclui-se que

I. a segregação racial no Brasil ainda mantém o negro em desvantagem social, mesmo depois de 130 anos da abolição da escravatura.

II. a situação do negro está apresentando uma lenta e sensível melhora, sobretudo, por causa de políticas afirmativas.

III. a desvantagem desse grupo étnico é resultado de sua herança histórica africana em razão de não haver muito incentivo para a ocupação de cargos executivos no continente africano.

IV. mesmo depois de 130 anos de abolição da escravatura, pouca coisa melhorou nesse grupo étnico e que será preciso mais tempo para que as mudanças comecem a aparecer.

V. as antigas elites dominantes do Brasil escravocrata foram beneficiadas pelo longo acesso ao estudo e ao capital, fazendo esse grupo étnico prevalecer em cargos de chefias e de altos executivos na atualidade.

Estão CORRETAS, apenas, as proposições
a
III, IV e V.
b
I, III e IV.
c
I, II e V.
d
II, III e V.
e
I, IV e V.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar