Leitores vorazes
Para satisfazer fãs cada vez mais ansiosos, editoras encurtam intervalos entre livros de séries
Não é só a maneira de ver séries televisivas que está
mudando com as chamadas maratonas, em que todos os
episódios são vistos de uma vez só. Os leitores também
estão cada vez mais ansiosos para saber como continua a
[5] história dos personagens de livros.
A pressão do público pela sequência de títulos que
compõem séries vem influenciando os lançamentos
editoriais no exterior e no Brasil.
“As pessoas estão consumindo cada vez mais rápido o
[10] livro, então conseguimos um intervalo menor do que um
ano para lançar um segundo volume”, diz Alessandra Ruiz,
da editora Gutenberg, que pretende diminuir o espaço
entre seus lançamentos para seis meses a partir de 2015.
Pascoal Soto, diretor da Leya, observa que o
[15] comportamento do leitor brasileiro está ficando cada vez
mais parecido com o do americano. Ele diz: “Os livros,
especialmente os best-sellers, têm essa dinâmica rápida há
muito tempo nos mercados mais maduros, isso é muito
próprio dos produtos de massa.
[20] Para o professor da Unesp João Luis Ceccantini, Isso
pode revelar “um apego à quantidade e ao mais do
mesmo”.
Folha de S. Paulo, 15/03/2014, adaptado
Baseando-se nas ideias apresentadas no texto, pode-se afirmar que o título Leitores Vorazes expressa
o novo tipo de leitor que se forma dentro da atual sociedade, ou seja, aquele que exige do mercado editorial uma quantidade cada vez maior de publicações de uma série, num intervalo de tempo mais curto.
uma crítica ao novo tipo de leitor que vem obrigando o mercado editorial a produzir uma literatura de massa, a qual se caracteriza por livros com histórias curtas e enredos independentes.
o objetivo principal do texto, que é estabelecer um paralelo entre o leitor brasileiro e o americano, demonstrando as diferenças e semelhanças que há entre eles.
o surgimento de um público-leitor mais preparado para uma leitura bastante reflexiva e densa, uma vez que os best-sellers já são consumidos há muito tempo.