Leio o texto a seguir.
Em 1781, Túpac Amaru sitiou Cuzco. Este cacique mestiço, descendente direto dos imperadores incas, encabeçou o movimento messiânico e revolucionário de maior envergadura. A grande rebelião explodiu na província de Tinta. Montado em seu cavalo branco. Túpac Amaru entrou na praça de Tungasuca e, ao som de flautas e tambores, anunciou que condenara à forca o corregedor real Antonio Juan de Arriaga, e determinou a proibição da mita em Potosí.
GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2015, p. 72.
Sobre a colonização espanhola na América e a revolta de Túpac, assinale a alternativa CORRETA.
A exploração de várias regiões pelos colonizadores se deu a partir da mineração que desorganizou o cultivo de alimentos como milho e feijão e a Revolta de Túpac buscava colocar os indígenas novamente como protagonistas de suas histórias a partir de uma organização social anticolonial e similar a praticada pelos Incas.
Os colonialistas impuseram diversos impostos e obrigavam os nativos a trabalhar na mineração, fato que contribuiu para o fim da sociedade igualitária dos antigos incas. Nesse contexto, Túpac buscou reestabelecer o modo de vinda anterior à colonização espanhola.
Desde a chegada dos espanhóis, houve uma completa desorganização das sociedades nativas, a ascensão da propriedade privada levou a diversas disputas entre índios e espanhóis pelo acesso e a posse da terra, elemento que motivou a revolta de Túpac.
Na América espanhola, houve um predomínio da escravização de africanos, sendo eles a principal mão-de-obra das minas. Por causa disso, quando Tinta foi tomada por Túpac, sua primeira ação foi libertar os escravizados negros e indígenas e proclamar independência da Espanha.
A colonização espanhola na América foi mais lucrativa que a portuguesa, pois rapidamente os espanhóis encontraram ouro e prata em seus territórios explorando a população local e a utilização da mão-de-obra nativa trouxe um intenso sentimento de revolta, que pode ser observado na Revolta de Túpac, que tentou proclamar a independência das colônias espanholas na América.