Leia um trecho do Auto da Compadecida, autoria de Ariano Suassuna, e analise as proposições que o seguem.
PALHAÇO – Ao escrever esta peça, onde combate o mundanismo, praga de sua igreja, o autor quis ser representado por um palhaço, para indicar que sabe, mais do que ninguém, que sua alma é um velho catre, cheio de insensatez e de solércia. Ele não tinha o direito de tocar nesse tema, mas ousou fazê-lo, baseado no espírito popular de sua gente, porque acredita que esse povo sofre e tem direito a certas intimidades.
(Toque de clarim)
PALHAÇO – Auto da Compadecida! O ator que vai representar Manuel, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo, declara-se também indigno de tão alto papel, mas não vem agora, poque sua aparição constituirá um grande efeito teatral e o público seria privado desse elemento de surpresa.
(Toque de clarim)
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018, p. 24-25.
I. O Palhaço, no Auto da Compadecida, é a presença de Suassuna na peça. Essa personagem mostra-se o grande porta-voz do autor, revelando a grande indignação deste com as questões sociais.
II. Durante a encenação da peça, o público do teatro tem no palco um personagem circense cujo objetivo é prepará-lo para as próximas cenas e para as particularidades das personagens.
III. Ao longo do auto, o Palhaço vai ganhando uma dimensão cada vez maior, a ponto de interferir nos acontecimentos. É o que vemos durante o julgamento de João Grilo, o qual, por conta dos comentários favoráveis que o Palhaço faz a seu respeito, recebe de Nossa Senhora a oportunidade de retornar à Terra.
IV. A afirmação do Palhaço de que o autor escreveu o auto em questão visando combater o mundanismo prepara o espectador para um desfecho moralizante, conforme os preceitos do cristianismo católico. Dessa forma, os membros da Igreja apresentados na peça (Sacristão, Padre e Bispo) são apontados como modelos de virtude e de sabedoria diante das outras personagens, todas pecadoras.
V. A estrutura do texto dramático fornece elementos auxiliadores da representação, como indicações do cenário, da música, da iluminação, do figurino, bem como outras orientações cênicas. São as chamadas rubricas, que, no trecho lido, encontram-se inseridas entre parênteses.
São CORRETOS os itens
I, II e V apenas.
II e V apenas.
I, II, III e V apenas.
II, III e IV apenas.
III, IV e V apenas.