Leia um trecho da conferência proferida pelo filólogo Evanildo Bechara. Então, analise as proposições a seguir.
[...] Como, de manhã, a pessoa abre o seu guarda-roupa para escolher a roupa adequada aos momentos sociais que ela vai enfrentar durante o dia, assim também, deve existir, na educação linguística, um guarda-roupa linguístico, em que o aluno saiba escolher as modalidades adequadas a falar com gíria, a falar popularmente, a saber entender um colega que veio do Norte ou que veio do Sul, com o seus falares locais, e que saiba também, nos momentos solenes, usar essa língua exemplar [...].
BECHARA, Evanildo. Conferência à Academia Brasileira de Letras em 4 set. 2000. Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/idioma>. Acesso em 30/03/2014.
A crônica de Veríssimo ilustra a opinião do professor Bechara a respeito do que o aluno de língua portuguesa precisa aprender na escola. Leia as proposições a seguir e marque a alternativa CORRETA.
I - A personagem masculina faz uso de adequadas colocações linguísticas para se remeter à amada em uma conversa amorosa contemporânea.
II - A personagem feminina demonstra a dificuldade que alguns alunos apresentam em compreender a variedade padrão tão comum em ambientes informais.
III - A personagem feminina não compreende absolutamente nada das colocações da personagem masculina, já que seu repertório linguístico não é tão refinado quanto poderia ser.
IV - Para Evanildo Bechara, o aluno de língua portuguesa deve apresentar um repertório linguístico similar ao da personagem masculina em situações de paquera.
V - Para Evanildo Bechara, o aluno de língua portuguesa deve escolher a variedade linguística mais adequada a cada situação.
I, II, III, IV e V são falsas.
Somente I, II, III e IV são falsas.
Somente I, II e V são verdadeiras.
Somente II, IV e V são verdadeiras.
Somente IV e V são verdadeiras.