UEA SIS 2ª Etapa 2013

Leia um fragmento do Tratado de Madri, de 13 de Janeiro de 1750.

 

  Por parte da Coroa de Portugal, se alegava que havendo de contar-se os 180º de sua demarcação, desde a linha para o Oriente, ficando para Espanha os outros 180º para Ocidente.

(info.lncc.br)

 

Apesar de constar do Tratado de Madri, o fragmento faz referência

a

ao princípio do uti possidetis (direito de posse), que garantiu à Espanha os territórios do baixo curso do rio Amazonas, em função de sua ocupação.

b

ao Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu que os territórios a leste eram pertencentes a Portugal e os a oeste, a Espanha. 

c

à divisão da América Portuguesa em Estado do Brasil, cuja capital era Salvador, e em Estado do Maranhão, com sede em São Luís. 

d

ao Tratado de Petrópolis, por meio do qual o Brasil adquiriu o Acre, mediante pagamento e a promessa de construção da Ferrovia Madeira-Mamoré. 

e

às Leis das Sesmarias, que obrigaram os proprietários a cultivar as terras ou a ceder parte delas para o usufruto dos camponeses.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar