O texto a seguir refere-se às questões 29 e 30.
ABRAÇO CAUDALOSO
[...] Palavras, percebemos, são pessoas. [...] Algumas palavras são casadas. A palavra caudaloso, por exemplo, tem união estável com a palavra rio – você dificilmente verá caudaloso andando por aí acompanhada de outra pessoa. O mesmo vale para frondosa, que está sempre com a árvore. [...] Nada é ledo a não ser o engano, assim como nada é crasso a não ser o erro. [...] Algumas palavras dependem de outras, embora não sejam grudadas por um hífen – quando têm hífen elas não são casadas, são siamesas. Casamento acontece quando se está junto por algum mistério.
Alguns dirão que é amor, outros dirão que é afinidade, carência, preguiça e outros sentimentos menos nobres (a palavra engano, por exemplo, só está com ledo por pena – sabe que ledo, essa palavra moribunda, não iria encontrar mais nada a essa altura do campeonato).
Esse é o problema do casamento entre as palavras, que por acaso é o mesmo do casamento entre pessoas. Tem sempre uma palavra que ama mais. A palavra árvore anda com várias palavras além de frondosa. O casamento é aberto, mas para um lado só. A palavra rio sai com várias outras palavras na calada da noite: grande, comprido, branco, vermelho – e caudaloso fica lá, sozinho, em casa, esperando o rio chegar, a comida esfriando no prato.
Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta. O abraço caudaloso deu tão certo que ficaram perdidamente inseparáveis. Foi em Manoel de Barros. Talvez pra isso sirva a poesia, pra desfazer ledos enganos em prol de encontros mais frondosos. (Gregório Duvivier. Disponível em: https://www.linguaportuguesa.blog.br/abraco-caudaloso. Acesso em 8 mai de 2023.)
Leia:
“Um dia, caudaloso cansou de ser maltratado e resolveu sair com outras palavras. Esbarrou com o abraço que, por sua vez, estava farto de sair com grande, essa palavra tão gasta.”
Nesse trecho, as duas palavras destacadas, que são classificadas tradicionalmente como adjetivos, pois normalmente expressam características, recebem outra classificação, pois aparecem como:
Artigos, pois tem a função de determinar ou indeterminar as outras palavras que as acompanham.
Verbos, pois expressam as ações praticadas pelas palavras.
Adjetivos, pois estão descrevendo as personagens principais do texto.
Substantivos, pois estão dando nomes a alguns personagens.
Pronomes, pois estão acompanhando ou substituindo alguns nomes.
Para resolver esta questão, é necessário compreender a classificação das palavras de acordo com sua função no contexto. Neste trecho, as palavras destacadas 'caudaloso' e 'grande', tradicionalmente classificadas como adjetivos, estão sendo utilizadas como substantivos, representando personagens na narrativa.
Portanto, o aluno deve identificar que as palavras em destaque assumem o papel de sujeitos na frase, característica típica dos substantivos.
Identifique a função que as palavras destacadas desempenham na frase.
Considere se as palavras estão descrevendo algo ou se estão atuando como sujeitos da narrativa.
Reflita sobre se as palavras destacadas poderiam ser substituídas por nomes próprios sem alterar a função que desempenham no texto.
Confundir a função de artigos com a de substantivos.
Assumir que toda ação narrativa é representada por um verbo.
Não perceber a mudança de função do adjetivo para substantivo no contexto.
Corretamente identificar a função substantiva das palavras destacadas.
Confundir pronomes com substantivos.
Adjetivos são palavras que caracterizam um substantivo, indicando suas qualidades, estados, condições, etc. Substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, fenômenos, sentimentos, ideias, etc. No entanto, há casos em que um adjetivo pode ser usado como substantivo, assumindo a função de nomear algo ou alguém.