Leia trechos de Sermão da sexagésima para a questão.
Trecho 1
Entre o semeador e o que semeia há muita diferença. Uma coisa é o soldado e outra coisa o que peleja; uma coisa é o governador e outra o que governa. Da mesma maneira, uma coisa é o semeador e outra o que semeia; uma coisa é o pregador e outra o que prega. O semeador, e o pregador é nome; o que semeia, e o que prega é ação; e as ações são as que dão o ser ao pregador. Ter nome de pregador, ou ser pregador de nome, não importa nada; as ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o Mundo. O melhor conceito que o pregador leva ao púlpito, qual cuidais que é? – É o conceito que de sua vida têm os ouvintes. (IV, p.125-126).
Trecho 2
O sermão há de ser duma só cor, há de ter um só objeto, um só assunto, uma só matéria.
Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir, com os inconvenientes que se deve evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer às dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é sermão, isto é pregar, e o que não é isto, é falar de mais alto.
Não nego nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria e continuar e acabar nela. (VI, p. 137-138).
VIEIRA, Antônio. Sermão da sexagésima. In: Sermões. Rio de Janeiro: Agir, 1992.
Observe o trecho seguinte para identificar a alternativa completamente incorreta:
“Não nego nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria e continuar e acabar nela.”
Cada forma verbal indica a presença de uma oração, portanto, no período acima há nove orações.
Há somente seis orações no período acima, sendo três delas com formas verbais compostas, ou seja, com locuções verbais, onde há um verbo auxiliar, seguido de um verbo principal.
As formas verbais na sentença, semanticamente e respectivamente, têm função: indicativa presente, indicativa presente, infinitiva, subjuntiva, infinitiva, subjuntiva futura, infinitiva, infinitiva e infinitiva.
Há nove orações na sentença, estruturadas de forma inversa, sem marcas de metalinguagem, cuja mensagem está centrada nas possibilidades de o sermão versar sobre discursos e variedade da matéria.
Na sentença, há predominância de orações coordenadas e duas subordinadas substantivas.