Leia parte de um texto crítico, de Lúcia Miguel Pereira, acerca de Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha.
Essa novela de paixão e morte, passada em grande parte no mar, apresenta-se ousada na concepção e na execução, forte e dramática, humana e verdadeira [...] Esse livro é, a despeito dos senões apontados, com o Cortiço, o ponto alto do Naturalismo [...] Denso, cerrado, sombrio, o seu ambiente todo parece augurar as explosões do vício e do crime.
In: R.J., Saraiva. Prosa e ficção: de 1870 a 1920. São Paulo: José Olímpio, 1970.
Indique a alternativa em que o trecho extraído de Bom- Crioulo estabelece uma conexão com o texto crítico.
Ninguém a bordo o excedia na procura dos logaritmos. Calculava d’olhos fechados, e senos e cosenos acudiam-lhe à ponta do lápis de um modo admirável. Era, invariavelmente, o primeiro que achava a hora meridiana.
Por fim apareceu o comandante abotoando a luva branca de camurça, teso na sua farda nova, o ar autoritário, solta a espada num abandono elegante, as dragonas tremulando sobre os ombros em cachos de ouro, todo ele comunicando respeito.
A velha e gloriosa corveta – que pena! Já nem sequer lembrava o mesmo navio d’outrora, sugestivamente pitoresco, idealmente festivo [...] No entanto ela aí vinha – esquife agourento – singrando águas da pátria, quase lúgubre na sua marcha vagarosa; ela aí vinha, não já como uma enorme garça branca flechando a líquida planície, mas lenta, pesada, como se fora um grande morcego apocalíptico de asas abertas sobre o mar...
Não deixava um só inimigo, um rival sequer na fortaleza; ia bem com todos, egoísta na sua felicidade [...] Parecia-lhe ouvir ainda, na proa do transporte, como as últimas reminiscências de uma sombra, a voz dos companheiros abraçando-o: – Adeus, ó Bom- Crioulo; sê feliz!
Tudo isto fazia-lhe confusão no espírito, baralhando escrúpulos – É certo que ele não seria o primeiro a dar exemplo, caso o pequeno se resolvesse a consentir [...] Então que diabo! Não valia a pena sacrificar o grumete, uma criança... Quando sentisse “a necessidade” aí estavam mulheres de todas as nações, francesas, inglesas, espanholas... a escolher!