Leia os trechos abaixo, pertencentes à Lira 31, de Tomás Antônio Gonzaga, indicado como leitura obrigatória:
Vou retratar a Marília,
A Marília, meus amores,
Porém como, se eu não vejo
Quem me empreste as finas cores?
Dar-mas a terra não pode;
Não, que a sua cor mimosa
Vence o lírio, vence a rosa,
O jasmim e as outras flores.
Ah! Socorre, Amor, socorre
Ao mais grato empenho meu!
Voa sobre os astros, voa,
Traze-me as tintas do céu.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Entremos, Amor, entremos,
Entremos, na mesma esfera;
Venha Palas, venha Juno,
Venha a deusa de Citera.
Porém, não, que se Marília
No certame antigo entrasse,
Bem que a Páris não peitasse,
A todas as três vencera.
Vai-te, Amor, em vão socorres
Ao mais grato empenho meu:
Para formar-lhe o retrato
Não bastam as tintas do céu.
Sobre os trechos acima e sobre o poema em sua totalidade, fazem-se as seguintes afirmativas:
I. Os versos estão feitos em redondilha maior
II. Existem versos brancos, prática não incomum no Arcadismo
III. O vocábulo “Amor”, com maiúscula, indica referência ao deus Eros
IV. Palas, Juno e a deusa de Citera (Vênus) são divindades da mitologia grega que disputaram um concurso de beleza
V. O verso “Bem que a Páris não peitasse” indica referência ao suborno que se tentou fazer ao juiz do concurso.
VI. O eu lírico conclui que é impossível retratar Marília, pois ela é mais bonita que qualquer coisa que exista na terra ou no céu.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
Somente as afirmativas I, II e V estão corretas
Somente as afirmativas II, IV e VI estão corretas
Somente as afirmativas III, V e VI estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
Para resolver esta questão, é necessário entender o contexto literário do Arcadismo, as características da obra 'Marília de Dirceu' de Tomás Antônio Gonzaga e as referências míticas presentes nos versos. A redondilha maior, o uso de versos brancos, a personificação do Amor, as menções à mitologia e o julgamento de Páris são todos elementos relevantes no poema. Ao analisar cada afirmativa separadamente, podemos verificar que todas estão corretas e em conformidade com o texto apresentado, levando à alternativa E como a resposta correta.
Verifique se os versos correspondem à redondilha maior, que possui sete sílabas poéticas.
Considere o papel do Amor na literatura arcádica e como ele é frequentemente personificado.
Relembre o mito do julgamento de Páris e quais deusas estavam envolvidas na disputa.
Ignorar o contexto literário do Arcadismo e as convenções do gênero poético pode levar a erros na interpretação das afirmativas.
Má interpretação das referências mitológicas e sua relação com o poema pode causar confusão ao responder a questão.
Desconsiderar a personificação do Amor e sua importância na poesia arcádica pode levar a uma compreensão errônea das afirmativas.
O Arcadismo foi um movimento literário que ocorreu na Europa e em suas colônias durante o século XVIII, caracterizado pelo bucolismo, pela valorização da vida simples e pelo uso de pseudônimos pastoris. Os poetas desta época frequentemente empregavam formas poéticas fixas, como a redondilha maior, e em alguns casos utilizavam versos brancos, que são versos livres de rima. Além disso, o Arcadismo fazia uso de referências clássicas, incluindo mitologia greco-romana, e personificação de conceitos abstratos como o Amor.