Leia os trechos abaixo, extraídos do romance Inocência (1872), de Visconde de Taunay:
“Ali começa o sertão chamado bruto. Pousos sucedem a pousos, e nenhum teto habitado ou em ruínas, nenhuma palhoça ou tapera dá abrigo ao caminhante contra a frialdade das noites, contra o temporal que ameaça, ou a chuva que está caindo. Por toda a parte, a calma da campina não arroteada; por toda a parte, a vegetação virgem, como quando aí surgiu pela vez primeira.
A estrada que atravessa essas regiões incultas desenrola-se à maneira de alvejante faixa, aberta que é na areia, elemento dominante na composição de todo aquele solo, fertilizado aliás por um sem-número de límpidos e borbulhantes regatos, ribeirões e rios, cujos contingentes são outros tantos tributários do claro e fundo Paraná ou, na contravertente, do correntoso Paraguai. (...)”
“Com a tarde, voltaram Meyer, José Pinho e Pereira e, pouco depois deles, três avelhantados escravos; estes dos trabalhos agrícolas, aqueles de grandes excursões entomológicas.
Vinha o mineiro meio risonho e em altos gritos acordou Cirino, que, deitando-se a dormir, sonhara todo o tempo com a graciosa doente.
— Olá, amigo! olá, doutor! chamou Pereira com voz retumbante, isso é que é vida, hem? Enquanto nós trabalhamos, eu e o Mochu do José, você está nessa cama de veludo!...
— É verdade, concordou o moço, apenas os Srs. se foram, estendi as pernas e até agora enfiei um sono só...
— E o remédio da menina? perguntou Pereira abaixando a voz.”
Observe as seguintes informações sobre o romance:
I. Inocência exemplifica a tendência regionalista da ficção do Romantismo, caracterizada pela descrição sempre positiva e idealizada da geografia e do modo de vida do sertão brasileiro. O interiorano típico, descrito como símbolo da pureza e dos bons princípios, que evoca a figura do “homem natural” da filosofia rousseauniana é, no enredo do romance, encarnado por Pereira, pai da protagonista, indivíduo simples e cordial, detentor de pacífica sabedoria agreste, e que é o principal incentivador do amor de Cirino por Inocência.
II. Ao deslocar a ação dos romances do meio social urbano (marcado pela perversa luta por poder e ascensão econômica, com o sacrifício dos sentimentos verdadeiros) para o ambiente camponês, o regionalismo romântico se aproxima da estética realista, a qual, em suas criações, privilegiou os espaços do interior como cenário e tema de reflexão da ficção.
III. Um dos focos da ação de Inocência é o contraste entre os costumes do homem urbano (e civilizado) e os do caboclo de localidades remotas do sertão. Cirino é um falso médico que, endividado, se embrenha pelo interior disposto a “tratar” mazelas de saúde em comunidades atrasadas nas quais, por seus modos e palavras, costuma ser recebido com respeito. Algo parecido acontece com o entomólogo alemão Meyer em suas pesquisas sobre as borboletas brasileiras. Os dois são hóspedes de Pereira. Porém, o anfitrião demonstra ser mais reticente em relação ao estrangeiro, de quem desconfia, suspeitando que tenha interesse em sua filha Inocência.
IV. Cirino se favorece da credulidade e da boa acolhida de Pereira, fazendeiro rústico do interior do Mato Grosso, para se aproximar de Inocência, moça excessivamente protegida pelo pai e que tem (por vontade deste) compromisso de casamento com um homem a quem Pereira deve dinheiro e favores. Conquistando-a, Cirino a faz ver que o sentimento deve se sobrepor às convenções sociais, o que a leva, romanticamente, a transgredir a ordem moral de seu grupo, impulsionada pela paixão e pelos valores defendidos pelo forasteiro. Ela recusa o casamento com Manecão, para espanto de seu pai e de seu noivo.
Estão CORRETAS:
Apenas as afirmações II e IV.
Apenas as afirmações III e IV.
Apenas as afirmações I e III.
Apenas as afirmações II e III.
Apenas as afirmações I e II.