FGV-SP Economia Manhã 2019

Leia os textos.

 

Texto

 

    Malthus [em 1798] expôs isto com a fórmula de que a população tendia a crescer em progressão geométrica enquanto que as subsistências só aumentavam em progressão aritmética.

    Havia dois freios para impedir o excesso de população: os positivos e os preventivos. Os primeiros eram todos os que aumentavam o coeficiente de mortalidade, tais como as fomes e as guerras; os segundos, os que diminuíam o coeficiente de natalidade, eram o vício e a repressão moral.

(Eric Roll, História das doutrinas econômicas)

 

Texto

 

    O valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade total de trabalho nela encerrada. Mas parte dessa quantidade de trabalho é realizada num valor, pelo qual foi pago um equivalente na forma de salário; parte dela é realizada num valor cujo equivalente não foi pago. Parte do trabalho encerrado na mercadoria é trabalho pago; parte, é trabalho não pago. Vendendo a mercadoria pelo seu valor, ou seja, pela cristalização da quantidade total do trabalho nela empenhado, o capitalista a está necessariamente vendendo com lucro.

(Karl Marx, O capital, 1867)

 

Considerando os excertos, é correto afirmar que

a

para Malthus, a população crescia mais que a subsistência existente e, segundo a economia clássica, o Estado não deveria intervir; portanto, caberia aos mais pobres ter menos filhos, ou seja, a culpa da pobreza era do pobre e não da exploração do trabalho, base do capitalismo, do lucro do empresário, como afirmou Marx. 

b

para Malthus, a progressão aritmética da subsistência e a geométrica da população levariam o mundo à fome, e a única solução, segundo o liberalismo, estava na intervenção do Estado para conter a natalidade, ideia diferente da apresentada por Marx, que atribui a pobreza às oscilações do mercado de trabalho.

c

Malthus defendia a repressão moral como um freio preventivo para diminuir a população, e ela deveria ser feita pelo Estado, enquanto Marx centrava a sua explicação na grande desigualdade econômica e social, típica do capitalismo, na diferença entre o custo da produção e o lucro obtido na venda de produtos no mercado. 

d

Malthus, defensor do socialismo utópico, elaborou toda a sua tese de pobreza da maioria na família não planejada, enquanto Marx, por sua vez, membro da Escola de Economia Clássica, afirmava que a desigualdade só diminuiria no momento em que o trabalho se libertar do seu valor de mercado. 

e

Malthus, seguidor dos princípios da economia clássica de Adam Smith, tem opinião otimista quanto ao futuro da humanidade, pois não faltarão alimentos e, assim, a pobreza é fruto da preguiça e das guerras e, para Marx, seguindo os princípios do socialismo utópico, apela ao burguês no sentido de aumentar o salário dos trabalhadores, o que diminuiria a pobreza.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar