Leia os textos.
Texto
Malthus [em 1798] expôs isto com a fórmula de que a população tendia a crescer em progressão geométrica enquanto que as subsistências só aumentavam em progressão aritmética.
Havia dois freios para impedir o excesso de população: os positivos e os preventivos. Os primeiros eram todos os que aumentavam o coeficiente de mortalidade, tais como as fomes e as guerras; os segundos, os que diminuíam o coeficiente de natalidade, eram o vício e a repressão moral.
(Eric Roll, História das doutrinas econômicas)
Texto
O valor de uma mercadoria é determinado pela quantidade total de trabalho nela encerrada. Mas parte dessa quantidade de trabalho é realizada num valor, pelo qual foi pago um equivalente na forma de salário; parte dela é realizada num valor cujo equivalente não foi pago. Parte do trabalho encerrado na mercadoria é trabalho pago; parte, é trabalho não pago. Vendendo a mercadoria pelo seu valor, ou seja, pela cristalização da quantidade total do trabalho nela empenhado, o capitalista a está necessariamente vendendo com lucro.
(Karl Marx, O capital, 1867)
Considerando os excertos, é correto afirmar que
para Malthus, a população crescia mais que a subsistência existente e, segundo a economia clássica, o Estado não deveria intervir; portanto, caberia aos mais pobres ter menos filhos, ou seja, a culpa da pobreza era do pobre e não da exploração do trabalho, base do capitalismo, do lucro do empresário, como afirmou Marx.
para Malthus, a progressão aritmética da subsistência e a geométrica da população levariam o mundo à fome, e a única solução, segundo o liberalismo, estava na intervenção do Estado para conter a natalidade, ideia diferente da apresentada por Marx, que atribui a pobreza às oscilações do mercado de trabalho.
Malthus defendia a repressão moral como um freio preventivo para diminuir a população, e ela deveria ser feita pelo Estado, enquanto Marx centrava a sua explicação na grande desigualdade econômica e social, típica do capitalismo, na diferença entre o custo da produção e o lucro obtido na venda de produtos no mercado.
Malthus, defensor do socialismo utópico, elaborou toda a sua tese de pobreza da maioria na família não planejada, enquanto Marx, por sua vez, membro da Escola de Economia Clássica, afirmava que a desigualdade só diminuiria no momento em que o trabalho se libertar do seu valor de mercado.
Malthus, seguidor dos princípios da economia clássica de Adam Smith, tem opinião otimista quanto ao futuro da humanidade, pois não faltarão alimentos e, assim, a pobreza é fruto da preguiça e das guerras e, para Marx, seguindo os princípios do socialismo utópico, apela ao burguês no sentido de aumentar o salário dos trabalhadores, o que diminuiria a pobreza.