Leia os textos abaixo:
Texto I
“No início do século XIX, as condições para a emancipação brasileira estavam maduras e foram precipitadas pela conjuntura criada pelas guerras napoleônicas e pela Revolução Industrial inglesa. Com a invasão de Portugal, a sede do reino transferiu-se para O Brasil, suprimindo-se a situação colonial, que não foi possível restaurar quando D. João retornou ao território português.”
História do Brasil. CAMPOS, Raymundo.
Texto II
“Depois de 7 de setembro de 1822, o Brasil continuou numa situação semelhante àquela que se estabelecera com a abertura dos portos. Durante o Primeiro Reinado Persistiu a ameaça da recolonização, só totalmente superada com a abdicação de D. Pedro, em abril de 1831. Mesmo assim, foram dados importantes passos no sentido de organizar a vida social, política e jurídica da nova nação.”
História do Brasil. CAMPOS, Raymundo
O Brasil hoje, constituiu-se numa República Presidencialista, porém, foi um longo processo até chegarmos à atual configuração política e administrativa. Em relação à vinda da Família Real Portuguesa e O consequente período Joanino desenrolaram-se ações políticas, econômicas e sociais que resultaram na Independência do país e o curto período denominado Primeiro Reinado.
Assim, marque a opção que apresenta, corretamente, os eventos decorridos entre a vinda da família real e o fim do Primeiro Reinado.
Um dos fatores que motivou a vinda da família real para o Brasil recai sobre a ameaça inglesa de se aliar a Napoleão Bonaparte a fim de, após invadir e dominar o país lusitano, dividir esse pequeno, mas estratégico país, como também dividir a América Portuguesa entre Ingleses e Franceses.
Em 1822, deu-se um novo e decisivo passo para consolidar a independência do Brasil, que, a rigor, começou a se desenhar em 1808, com as medidas que fortaleceram a política do pacto colonial, Entre os Anos de 1820 e 1822, as lutas dos brasileiros resultaram, em grande parte, das tentativas portuguesas de recolonização.
Durante a Guerra da Independência, algumas partes do país tentaram resistir à emancipação, mas foram vencidas. Os maiores focos de resistência estavam instalados na Bahia, Pará, Província Cisplatina, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foram lutas longas, terminando somente com o fim do Primeiro Reinado.
Em relação aos tratados firmados entre Portugal e Inglaterra, destaca-se o que estabeleceu as taxas vantajosas para mercadorias importadas da Inglaterra em relação aos produtos oriundos de outros países. Esse ato de D. João, dentre outros, representou um dos fatores que favoreceria, num futuro próximo, O processo de independência do Brasil.
A constituição promulgada de 1824 e a derrota na Guerra Cisplatina, mesmo com apoio inglês as tropas brasileiras, foram fatores que impulsionaram a abdicação de D. Pedro I ao Trono Brasileiro. internamente, a pacificação da Confederação do Equador mitigou a oposição ao Rei por um longo período.