Leia os textos abaixo:
Texto 1
Perfumes são uma mistura de água, álcool e óleos. O Chanel nº 5 é o perfume mais famoso do mundo, floral aldeídico feminino, foi lançado em 1921, e é composto por mais de 65 substâncias, dentre elas, ylang ylang.
Adaptado de: MARLY, Michelle. Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor. São Paulo: Tordesilhas, 2018.
Texto 2
Substância usada no perfume Chanel nº5 vem da Amazônia. Óleo essencial extraído do pau-rosa é usado por perfumistas do mundo todo.
Ao lado da Rodovia Zeferino Vaz, uma das entradas da cidade de Campinas, uma área verde chama a atenção. São os jardins do centenário Instituto Agronômico de Campinas, o IAC. Ali dentro, pesquisas muito importantes para o País são feitas todos os dias. Melhoramentos de espécies para que o cultivo seja cada vez melhor. Na coleção se encontra remédios, corantes, perfumes e muitos sabores. Apesar das pesquisas, muitas dessas plantas têm substâncias desconhecidas até mesmo pelos pesquisadores. Um exemplo são os óleos essenciais, retirados por meio de um destilador, ou os óleos lipídicos, resultado do esmagamento da semente. O IAC desenvolve várias pesquisas com os óleos para a indústria de perfumaria e cosmética. Uma delas envolve o linalol natural, presente na fórmula de perfumes como o Chanel nº 5. O linalol é um componente do óleo extraído de uma espécie da Amazônia, o pau-rosa. Num dos laboratórios do IAC está guardado o tesouro: um armário com cerca de 500 vidrinhos com a “poção mágica”. São óleos - muitos raros - das mais variadas plantas que se pode imaginar “Os perfumistas enlouquecem quando veem isso”, diverte-se a pesquisadora Eliane. Algumas fontes da “magia” estão bem perto, do lado de fora do prédio, como o único exemplar de ylang ylang, cujo óleo também é uma das matérias primas do Chanel nº 5, um dos perfumes mais vendidos do mundo.
Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/substancia-usada-noperfume-chanel-n5-vem-da-amazonia.ghtml.
Sobre substâncias usadas em perfumes, analise os itens:
I. A destilação para extração do óleo essencial tem como princípio a diferença entre os pontos de ebulição das substâncias que compõem a mistura.
II. O linalol presente no óleo extraído do pau-rosa é solúvel em solvente inorgânico.
III. A composição do perfume, formado por água, óleo e álcool é uma mistura miscível.
IV. O óleo essencial do ylang ylang pode ser extraído pelo solvente orgânico éter.
Estão corretos os itens:
I e II.
II e III.
III e IV.
I e IV.
II e IV.