Leia os textos abaixo:
“Somos todos macacos” foi a resposta do jogador mais famoso do Brasil (Neymar) às atitudes racistas que ele mesmo e muitos outros atletas têm sofrido em estádios pelo mundo afora. A campanha de agora foi motivada pela banana atirada em Daniel Alves quando ele se preparava para bater um escanteio em um jogo”.
Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/somos-todos-macacos-12338913#ixzz3EdlV8f61. Acesso em 12/09/2014.
A letra da música de Ciro Pessoa, Marcelo Fromer, Sérgio Britto e Nando Reis, tocada pela banda Titãs, também retrata essa relação de parentesco entre o homem e o macaco.
Homem Primata
Desde os primórdios
Até hoje em dia
O homem ainda faz
O que o macaco fazia
Eu não trabalhava, eu não sabia,
O homem criava e também destruía
...
Homem Primata
Capitalismo Selvagem
Eu me perdi na selva de pedra
Eu me perdi, eu me perdi.
As ideias racistas do primeiro texto já serviram de argumento contra a Teoria da Evolução, no seu início e, posteriormente, esse conceito foi retomado com a ideologia de pessoas mais evoluídas.
Após as leituras dos textos e seus conhecimentos sobre a evolução biológica, escolha a alternativa que explica esse dilema em termos biológicos
Os textos se baseiam na concepção Darwinista, segundo a qual o ser mais evoluído ocupa o topo da “arvore genealógica”.
O homem e o macaco não possuem nenhuma ancestralidade, o que pode ser comprovado pela não evolução dos macacos, já que eles não se tornaram seres humanos.
Esse uso racista do discurso biológico se baseia em concepção lamarckista, segundo a qual há uma evolução em sentido linear, havendo organismos mais evoluídos do que outros e uma suposta excelência evolutiva da raça humana.
As ideias racistas podem ser explicadas pela teoria da evolução proposta por Darwin, pois essa teoria baseia-se na modificação dos indivíduos conforme as pressões ambientais, afirmando que as diferenças entre as “raças” humanas ocorrem devido ao habitat em que cada raça vive.