PUC-SP 2020

Leia os textos abaixo com atenção.

 

Texto 01

 

Em 1928, o então chairman do Fed, Adolph Miller, se defrontava com dilema semelhante depois do longo Bull Market dos anos 1920. Naquele momento o Fed, deliberadamente, estabeleceu que a deflação (...) seria um objetivo da política de juros. A queda do mercado do segundo semestre de 1929 foi bem-vinda, sendo esta uma das principais razões para que o Fed evitasse relaxar a política monetária, quando a oferta monetária e a economia entraram em colapso.

(Nunes, João Marcus Marinho – O vôo da águia: a economia americana no fim do milênio São Paulo: Saraiva, 2002. - P.188)

 

Texto 02 - Entenda a crise financeira dos Estados Unidos - (UOL/Economia - 31/03/2008 - da redação)

 

Financeiras americanas confiaram de modo excessivo em clientes que não tinham bom histórico de pagamento de dívidas nos últimos anos. (...)

Os clientes davam como garantia suas casas, mas o mercado imobiliário entrou em crise em meados do ano passado. Os preços dos imóveis caíram, reduzindo as garantias dos empréstimos.

Com medo, os bancos dificultaram novos empréstimos. Isso fez cair o número de compradores de imóveis, agravando ainda mais a crise no setor, que começou a ser observada em julho de 2007.

Retirado de https://economia.uol.com.br/ultnot/2008/03/31/ult4294u1176.jhtm acessado em 31/08/2019

 

A partir da leitura dos textos, assinale a alternativa que expresse diferenças e/ou semelhanças entre as crises econômicas de 1929 e 2008.

a

Tanto a crise de 1929 quanto a de 2008 foram precedidas por períodos de crescimento que dificultaram a percepção de sinais de seu desaquecimento. Em 1928 e em 2007, por exemplo, o desemprego aumentou e o consumo diminuiu.

b

Uma das diferenças entre os momentos históricos está relacionada ao fato de não existir ligação entre a crise de 1929 e a especulação financeira, diferentemente do que se observou em 2008, normalmente associada à crise imobiliária.

c

O resultado das duas crises, em seus devidos momentos históricos, também foi semelhante. Delas decorreram a ascensão de regimes totalitários e a intensificação de práticas econômicas liberais, com a diminuição do intervencionismo estatal.

d

Ambas as crises foram detonadas por uma especulação financeira decorrente do setor imobiliário, fator que explica a desconfiança dos bancos em relação a esses investidores, o que levou a menores créditos e à vertiginosa queda do consumo.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar