Leia os textos a seguir.
O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos [senso comum] são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam.
(Adaptado de ALVES, Rubem. Filosofia da ciência. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 11.)
A ciência é apenas uma parte da tentativa da humanidade de compreender o mundo em todos os seus aspectos. O homem esforça-se por descobrir uma ordem no fluxo da experiência [...]. A busca da ordem na experiência une ciência, literatura, história, religião, filosofia e arte. A ciência procura essa ordem na experiência da natureza adquirida pelo homem; a literatura e a arte procuram-na na experiência interior do homem e em suas relações com os seus semelhantes; a história, no passado humano; a religião, na relação do homem com um Ser Supremo; e a filosofia em todos esses empreendimentos humanos.
(KNELLER, George F. A ciência como atividade humana. Trad. Antonio José de Souza. Rio de Janeiro: Zahar; São Paulo: Edusp, 1980. p. 149.)
Sobre tipos ou formas de conhecimento, relacione os tipos de conhecimento, na coluna de cima, com suas respectivas características, na coluna abaixo.
(I) Conhecimento mítico
(II) Conhecimento filosófico
(III) Conhecimento da fé
(IV) Conhecimento científico
(V) Conhecimento ordinário
(A) Saber de uso que se articula no contato imediato da vida, conhecimento espontâneo.
(B) Saber sistemático, metódico, fático, verificável, orientado por leis, descobre como funciona a natureza.
(C) Inicia pelo espanto e admiração, busca as origens, critica as crenças e os preconceitos.
(D) Intuição da realidade, traduz alegoricamente uma intelecção do ser de validade originária.
(E) Exercido subjetivamente como confiança, esperança e sentido da existência.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
I-C, II-B, III-A, IV-D, V-E.
I-D, II-A, III-E, IV-C, V-B.
I-D, II-C, III-E, IV-B, V-A.
I-E, II-A, III-C, IV-B, V-D.
I-E, II-C, III-A, IV-D, V-B.