UFMS 2018

Leia os textos a seguir.

 

Caiu da escada
e foi para o andar de cima

MYRTES, Adrienne. Sem título. In.: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, p. 02.

 

Uma vida inteira pela frente.
O tiro veio por trás.

MOSCOVICH, Cíntia. Sem título. In.: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, p. 16

 

Não podendo eliminar
o resto da humanidade,
suicidou-se.

MATTOSO, Glauco. O eutanazista. In.: FREIRE, Marcelino (Org.). Os cem menores contos brasileiros do século. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004, p. 02.

 

Diz-se com frequência que a linguagem contemporânea é dinâmica, rápida. Com o uso constante de mídias digitais, principalmente por meio dos aparelhos celulares, nos comunicamos com maior frequência por meio de mensagens rápidas, curtas. Algumas redes sociais, como o Twitter, exploram essa característica e limitam o usuário a postagens de até 140 caracteres.

 

Em 2004, o escritor Marcelino Freire desafiou ficcionistas e poetas a criarem histórias inéditas, fazendo uso de até cinquenta letras (sem contar título e pontuação). Com base nos três textos acima, retirados da obra intitulada Os cem menores contos brasileiros do século, é possível afirmar que, no que tange ao leitor, os microcontos exigem:

a

o acompanhamento de um texto complementar, necessariamente, pois carecem de contexto de significação. 

b

ser lidos como poesia, na medida em que são apresentados em verso, o que caracteriza distintivamente o gênero lírico. 

c

o distanciamento do leitor, uma vez que os textos trazem todas as informações necessárias à interpretação explicitamente. 

d

a identificação do título, como acontece no microconto de Glauco Mattoso, não sendo possível interpretar os demais.

e

a participação ativa do leitor, uma vez que os textos dependem das pressuposições ou relações que o leitor faz para preencher informações que não são dadas explicitamente.

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E
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