Leia os textos a seguir.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define Normais como “valores médios calculados para um período relativamente longo e uniforme, no mínimo três décadas consecutivas” e padrões climatológicos normais como “médias de dados climatológicos calculadas para períodos consecutivos de 30 anos.
INMET. Normal Climatológica do Brasil 1981-2010. Disponível em: http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologica s. Acesso em: 19 set. 2018.
O clima região Centro-Oeste do Brasil é caracterizado por invernos secos e verões chuvosos. O tempo seco no meio do ano juliano (inverno) tem sua origem na estabilidade gerada pela influência do anticiclone subtropical do Atlântico Sul e de pequenas dorsais que se formam sobre a parte continental sul americana. O período de chuva está associado ao deslocamento para sul da Zona de Convergência Intertropical (ZCI) em direção ao Trópico de Capricórnio. Em função da influência da massa de ar tropical marítima e equatorial, as temperaturas são elevadas durante todo o ano. No inverno, quando a ZCl está deslocada para norte, a região apresenta baixa ou nenhuma precipitação.
NIMER, E. Climatologia do Brasil. 2º ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1989. 422p. (Adaptado).
Considerando-se o conceito de normal climatológica e as características do clima da região Centro-oeste, a normal climatológica para Goiânia pode ser representada pelo seguinte gráfico