Leia os fragmentos de texto abaixo e responda à questão a seguir:
Fragmento de texto 1
_ Nunca pensei - interrompeu Chiquinha dirigindo-se ao Leonardo-Pataca, querendo afear mais o caso _ , nunca pensei que na sua companhia se viesse a sofrer semelhante coisa...
_ Não faça caso, menina, isto é um pedaço de mariola a quem hei de ensinar; por causa de ninguém dou-lhe eu uma rodada, se não por tua causa ...
_ Por causa dela!... – atalhou o rapaz - ; tinha que ver! Há de lhe dar bom pago; tão bom como a cigana...
_ Mas nunca lhe hei de dar - acudiu Chiquinha enfurecida com este insulto - ; nunca lhe hei de dar o que lhe deu tua mãe ...
Com isso Leonardo-Pataca desacoroçoou completamente; que dilúvio de amargas recordações não fizeram tão poucas palavras cair sobre sua cabeça!
_ Espera maltrapilho, espera que te ensino...
E entrando repentinamente no quarto da sala, saiu de lá armado com o espadim do uniforme, e investiu para o filho. Convém dizer que o espadim ia embainhado.
Manuel Antônio de Almeida in Memórias de um Sargento de Milícias.
Fragmento de texto 2
Se Leonardo não tivesse fugido, e arranjasse depois a soltura por qualquer meio, o Vidigal era até capaz, por fim das contas, de ser seu amigo; mas tendo-o deixado mal, tinha-o por inimigo irreconciliável enquanto não lhe desse desforra completa.
Já se vê que as fortunas do Leonardo redundavam-lhe sempre em mal; era realmente um mal naquele tempo ter por inimigo o Major Vidigal, principalmente quando se tinha, como o Leornardo, uma vida tão regular e tão lícita (... )
Manuel Antônio de Almeida in Memórias de um Sargento de Milícias.
Fragmento de texto 3
Um dia o toma-largura tinha saído em serviço; ninguém esperava por ele tão cedo: eram onze horas da manhã. O Leonardo, por um daqueles milhares de escaminhos que existem na Ucharia, tinha ido ter à casa do toma-largura. Ninguém porém pense que era para maus fins. Pelo contrário, era para o fim muito louvável de levar à pobre moça uma tigela de caldo que há pouco fora mandado a el-rei... obséquio de empregado da Ucharia. Não há aqui nada de censurável. Seria entretanto muito digno de censura de quem recebia tal obséquio não o procurasse pagar com um extremo de civilidade: a moça convidou pois ao Leonardo para ajudá-la a tomar o caldo. E que grosseiro seria ele se não aceitasse tão belo oferecimento? Aceitou.
De repente sente-se abrir uma porta: a moça, que tinha na mão a tigela, estremece, e o caldo entorna-se.
O toma-largura, que acabava de chegar inesperadamente, fora a causa de tudo isso. O Leonardo correu precipitadamente pelo caminho mais curto que encontrou; sem dúvida em busca de outro caldo, uma vez que o primeiro se tinha entornado. O toma-largura corre-lhe também ao alcance, sem dúvida para pedir-lhe que trouxesse desta vez quantidade que chegasse para um terceiro.
Manuel Antônio de Almeida in Memórias de um Sargento de Milícias.
Dos fragmentos de texto de Memórias de um Sargento de Milícias, acima transcritos, pode-se inferir que:
I. De acordo com o fragmento 1, Chiquinha, a amante de Leonardo-Pataca, era geniosa e não perdia ocasião para fustigar Leonardinho com constantes brigas.
II. De acordo com o fragmento 1, Chiquinha se queixa a Leonardo-Pataca do comportamento de Leonardo, e este toma as dores de Chiquinha e volta-se contra o filho.
III. Nos episódios descritos nos fragmentos 2 e 3 percebe-se um forte teor de ironia e humor na exposição dos fatos, característica marcante do romance de Manuel Antônio de Almeida.
IV. Pela leitura dos fragmentos 1, 2 e 3 depreende-se que não se pode falar em ironia e humor como característica marcante do romance de Manuel Antônio de Almeida.
Assinale a alternativa CORRETA
apenas I, II e IV estão corretas
apenas I, II e III estão corretas
apenas II, III, IV estão corretas
Nenhuma está correta
Todas estão corretas