Leia os fragmentos da reportagem a seguir que foi escrita por María Garrido em 29/01/2018 para o caderno Estilo do jornal espanhol El País.
Como limpar a casa sem usar um só produto de limpeza
[...]
O conteúdo da despensa raramente divide espaço com os produtos de limpeza. No entanto, a química nos lembra que alguns dos alimentos e bebidas que ingerimos diariamente têm (surpreendentes) poderes desinfetantes, antioxidantes e polidores. Ricardo Díaz Martín, professor de engenharia química da Universidade à Distância de Madri e decano do Colégio de Químicos de Madri, na Espanha, explica a ciência por trás dessa habilidade. Importante: esses produtos de comer e beber podem substituir os produtos de limpeza, mas nem pense em tentar fazer o inverso.
Para a grade do forno: cebola
O óxido também pode ser removido com uma cebola. Ainda que não pareça um legume ácido, ao esfregá-la sobre uma superfície (neste caso, uma placa metálica), “ela libera água e também um conjunto de aminoácidos e enzimas que ajudam a diluir os óxidos que aderem às grades metálicas”.
Para dar brilho ao aço inoxidável: pepino
“O pepino tem 95% de água em sua composição, muitos sais minerais e uma concentração bastante diluída de ácido ascórbico”, explica Díaz Martín. O brilho obtido com sua aplicação se deve à camada de emulsão aquosa que seus componentes deixam sobre a superfície metálica como se fossem cera. Reluzente.
Para tirar ferrugem: refrigerante de cola
Um clássico da sabedoria popular que a química explica: os refrigerantes de cola são bebidas carbonatadas, o que significa que contêm íons de bicarbonato e de ácido carbônico. Do mesmo modo que no caso do limão, da toranja (grapefruit) e da cebola, o agente contra a ferrugem é esse ácido. Também é o método mais simples para fazer um parafuso afrouxar quando ficou muito tempo ao relento.
Para vidros e óculos: gim
Molhar em gim a flanela de limpar os óculos para que fiquem perfeitos? Sim, porque o gim é uma bebida alcoólica de alta graduação, ou seja, água com uma considerável concentração de etanol. As gorduras são formadas por um álcool mais um ácido, o que permite que, mesmo não sendo solúveis em água, porque sua estrutura molecular é muito diferente, sejam no etanol. Na verdade, a gordura é a causadora da sujeira sobre superfícies como vidros dos óculos, telas e discos. Por isso, ao impregnar um algodão em gim podemos arrastá-la e eliminá-la, deixandoos tão brilhantes quanto se usássemos limpa-vidros.
Para tirar o mau cheiro da geladeira: bicarbonato
O que chamamos de mau cheiro é causado por compostos voláteis, produzidos pelo metabolismo de microrganismos que sobrevivem decompondo as substâncias orgânicas. Esses compostos que flutuam no ar aderem à superfície sólida do bicarbonato. Também é possível recorrer a essa substância para eliminar o mau cheiro causado pelo suor nos pés e axilas.
[...]
Retirado de https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/24/estilo/1485261538_269161.html Acesso em: 11/02/2018.
De acordo com o texto da reportagem e seus conhecimentos em química, assinale a alternativa CORRETA:
Na frase: “Esses compostos que flutuam no ar aderem à superfície sólida do bicarbonato”, podemos afirmar que há um fenômeno químico, uma vez que a aderência dos compostos sulfurados que flutuam no ar, podem provocar alteração na estrutura íntima do bicarbonato.
Na frase: “ela libera água e também um conjunto de aminoácidos e enzimas que ajudam a diluir os óxidos que aderem às grades metálicas”, podemos afirmar que se trata de um sistema monofásico, visto que os aminoácidos, por serem macromoléculas orgânicas, quando solubilizados em água serão visíveis a olho nu.
Na frase: “O pepino tem 95% de água em sua composição, muitos sais minerais e uma concentração bastante diluída de ácido ascórbico”, podemos afirmar que se trata de um sistema formado somente por dois componentes sendo que um deles é classificado como óxido inorgânico e o outro como um ácido orgânico.
Na frase: “Um clássico da sabedoria popular que a química explica: os refrigerantes de cola são bebidas carbonatadas, o que significa que contêm íons de bicarbonato e de ácido carbônico”, podemos afirmar que se trata de um sistema homogêneo formado por um gás (como o carbônico), água e sólidos (como açúcares e corantes).
Na frase: “As gorduras são formadas por um álcool mais um ácido, o que permite que, mesmo não sendo solúveis em água, porque sua estrutura molecular é muito diferente, sejam no etanol”, podemos afirmar que a solubilidade das gorduras em etanol acontece por interações do tipo ponte de hidrogênio, que ocorrem entre as hidroxilas presentes tanto nas moléculas de gordura quanto no etanol.