Leia os fragmentos abaixo. O primeiro é de Luiz Gama, um ex-escravo que se tornou militante do abolicionismo. O segundo é de Castro Alves, conhecido poeta abolicionista.
1.
Escravo - não, não morri,
Nos ferros da escravidão;
Lá nos palmares vivi,
Tenho livre o coração!
Nas minhas carnes rasgadas,
Nas faces ensanguentadas
Sinto as torturas de cá;
Deste corpo desgraçado
Meu espírito soltado
Não partiu – ficou-me lá!...
Naquelas quentes areias
Naquela terra de fogo,
Onde livre de cadeias
Eu corria em desafogo...
Lá nos confins do horizonte...
Lá nas planícies... nos montes...
Lá nas alturas do céu...
De sobre a mata florida
Esta minh’alma perdida
Não veio – só parti eu.
2
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d’amplidão...
Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranque de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...
Ontem plena liberdade,
A vontade por poder...
Hoje... cum’lo* de maldade
Nem são livres p’ra... morrer...
Prende-os a mesma corrente
- Férrea, lúgubre serpente –
Nas roscas da escravidão.
E assim roubados à morte,
Dança a lúgubre coorte
A
o som do açoite... Irrisão!...
'cúmulo
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações, sobre esses fragmentos.
( ) Ambos os poemas foram escritos por abolicionistas que confrontam o passado, vivido em liberdade, com o presente, vivido sob a tirania da escravidão.
( ) A opção pela primeira pessoa, no excerto de Gama, simboliza a resistência do escravo que, mesmo com o corpo preso, mantém o espírito livre.
( ) As reticências do poema de Castro Alves reforçam o tom dramático que o eu-lírico imprime à cena descrita, da qual ele não participa, posto que é apenas um observador.
( ) O segundo texto, ao descrever o movimento do escravo açoitado como uma dança, suaviza a violência do chicote e da própria condição servil.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – V – V – F.
F – V – V – V.
V – F – V – F.
F – V – F – F.
V – F – F – V.