Leia os excertos a seguir.
I. A pílula anticoncepcional chegou ao mercado no começo da década de 60 e foi uma das responsáveis pela emancipação feminina. Ao longo dos anos, a ciência aprimorou o método contraceptivo oral, com a redução drástica dos efeitos colaterais, o que levou a resultados estéticos positivos para as mulheres, como a diminuição do inchaço e da oleosidade da pele, causados pelos medicamentos mais antigos. (Veja, 10 jun. 2015, p.6).
II. Na cobertura da Olimpíada de 2016, no Rio, serão oferecidas revistas interativas, com vídeos, áudios, fotos em 360 graus e um amplo arsenal de recursos lúdicos, destinados a enriquecer a leitura e aprofundar as informações.
(Veja, 10 jun. 2015, p. 10. Com adaptações).
Assinale a alternativa CORRETA.
O vocábulo “anticoncepcional” é formado por derivação parassintética, isto é, é formado pelo acréscimo simultâneo do prefixo anti-, que indica “oposição”, e do sufixo -al, que indica “relativo a”, ao radical.
Os vocábulos “emancipação” e “redução” são formados por derivação prefixal e sufixal: “emancipação” é formado pelo acréscimo ao radical do prefixo em-, que indica “movimento para dentro”, e do sufixo -ção, que indica “ação ou resultado”; o vocábulo “redução” é formado pelo acréscimo do prefixo re-, que indica “movimento para trás” e do sufixo -ção, que indica “ação ou resultado”.
O vocábulo “contraceptivo” é formado por derivação prefixal e sufixal, isto é, é formado pelo acréscimo ao radical do prefixo contra-, que indica “oposição”, e do prefixo -vo, que indica “relativo a”.
Os vocábulos “enriquecer” e “aprofundar” são formados, respectivamente, por derivação parassintética e por derivação prefixal: “enriquecer” é formado pelo acréscimo simultâneo ao radical do prefixo en-, que indica “movimento para dentro”, e do sufixo -ecer, que indica “ação incoativa”; “aprofundar” é formado pelo acréscimo do prefixo a-, que indica “direção”, à forma verbal “profundar”.
Os vocábulos “inchaço” e “oleosidade” são formados, respectivamente, por derivação prefixal e sufixal e por derivação sufixal. “Inchaço” é formado pelo acréscimo ao radical do prefixo in-, que indica “movimento para dentro”, e do sufixo -aço, que indica “aumento”; “oleosidade” é formado pelo acréscimo ao radical do sufixo -oso, que indica “relativo a”, e do sufixo -(i)dade, que indica “estado”.