Leia o trecho do texto Empatia, de Martha Medeiros, e responda à questão.
Empatia
As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas pouco se esforçam para ser empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Podemos até não sintonizar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer, os direitos que ele tem. Nada impede?
Foi força de expressão. O narcisismo*, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada, que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar.
Narciso acha feio o que não é espelho. Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
http://tinyurl.com/jg7o8tk Acesso em: 06.09.2016. Adaptado.
* O termo narcisismo provém do mito grego de Narciso, e denota admiração exagerada pela própria imagem.
Releia as sentenças do texto.
• Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima.
• Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.
A autora não utilizou nenhum elemento coesivo para interligar ambas as sentenças.
Se um revisor decidisse unir esses dois períodos e inserir o período resultante novamente no texto, preservando o sentido original pretendido pela autora, ele deveria utilizar o(s) elemento(s) coesivo(s)
“que”
“não só”
“porque”
“no entanto”
“como também”